Que final foi essa! Chopinzinho e Cascavel Futsal fizeram o último jogo da temporada no ginásio Dionisto de Bona. Um jogo não, um jogaço que engrandeceu ainda mais a edição de 2022 do Campeonato Paranaense da Série Ouro. Uma partida de oito gols, um empate em 4 a 4, que fez do Chopinzinho o novo campeão do Estado do Paraná. A taça da Série Ouro volta para a região sudoeste. Antes do Chopinzinho, Atlético Patobranquense, em 2006, e Pato Futsal, em 2017, haviam sido campeões estaduais.
O Chopinzinho havia conseguido uma vantagem gigantesca com a vitória por 4 a 2 no jogo de ida da final. Aliás, o Cascavel Futsal não perdia um jogo de mata-mata da Série Ouro desde a primeira partida da final de 2020, quando foi superado pelo Umuarama por 5 a 2, no dia 20 de dezembro daquele ano. Como mandante, o Cascavel Futsal não era derrotado numa partida de mata-mata do Estadual desde o dia 21 de outubro de 2019, quando perdeu para o Marreco por 4 a 1, no jogo de volta das quartas de final. Só que aquela partida ocorreu em Santa Tereza do Oeste. Portanto, dentro do ginásio da Neva, o Cascavel Futsal não perdia um jogo eliminatório da Série Ouro desde o dia 05 de novembro de 2018. Na ocasião, perdeu para o Marreco por 5 a 3, também pelas quartas de final.
Mesmo com a vantagem do empate, o Chopinzinho marcou primeiro com Douglas. Logo depois, a vantagem ficou maior com a expulsão de Jorginho. E veja só: por alguns instantes, a final da Série Ouro deste ano teve só sete jogadores em quadra. Uma confusão resultou nas expulsões de Max, do Chopinzinho, e Zequinha, do Cascavel Futsal. E o artilheiro Sol Sales ampliou. Fez o 17º dele na competição.
Parecia que a final estava definida. Mas o Cascavel Futsal tem uma camisa que 'entorta varal', como se diz na gíria do esporte. Uma camisa que venceu o Paranaense sete vezes. E que tem doze finais do Estadual no currículo. Dieguinho descontou na primeira etapa numa cobrança de tiro-livre. E empatou o jogo no segundo tempo num chute indefensável. A virada levaria o jogo para a prorrogação. Só que o Chopinzinho voltou a ficar na frente com mais dois gols, que foram marcados pelo capitão Emerson. Parecia que o título estava definido.
Parecia. Ernandes descontou. E Dieguinho empatou o jogo em outro tiro-livre. Para aumentar o nível de tensão, Emerson perdeu um tiro-livre para o Chopinzinho e parou em Fernando. E o Cascavel Futsal acreditou na virada até o fim. Tanto é que o goleiro Hulk, do Chopinzinho, evitou o quinto gol da Serpente Tricolor numa defesa com o pé quando faltavam poucos segundos para o fim. Aliás, foi só mais uma das inúmeras defesas importantes de Hulk na partida, defesas que asseguraram o primeiro título do Chopinzinho.
E foi um título cheio de méritos, incontestável. O novo campeão do futsal paranaense teve a melhor campanha da competição. Em 32 jogos, foram 21 vitórias, quatro empates e sete derrotas. O Chopinzinho teve o melhor ataque da Série Ouro com 86 gols. E também teve o goleador do Estadual: Sol Sales, com 17 gols.
E uma outra situação que deixou a conquista do representante do sudoeste ainda mais significativa. Voltou a ser um time de fora da Liga Nacional a vencer o Estadual. Naturalmente, pela questão de investimento, as equipes que fazem parte da Liga são favoritas. Só para se ter uma ideia, nos dois últimos títulos conquistados pelo Cascavel Futsal, em 2020 e em 2021, as decisões foram entre equipes que disputaram a principal competição do futsal brasileiro. O último time a vencer a Série Ouro sem estar na Liga Nacional foi o próprio Cascavel, em 2012. No ano do penta, a Serpente Tricolor não disputou a competição nacional. Mas havia disputado as edições anteriores da competição nacional. Portanto, o último campeão paranaense sem experiência de Liga foi o Guarapuava, em 2010. Quanto aos números da edição do Campeonato Paranaense da Série Ouro de 2022, a competição foi concluída com 919 gols, em 204 partidas, uma média de 4,5 por jogo.
O vice
É óbvio que a temporada termina para o Cascavel Futsal não da maneira que o clube pretendia. Mas continua o time continua como o maior do Paraná com sete títulos e mais cinco vices. E 2022 foi marcante para a Serpente Tricolor com a conquista da Libertadores da América. É verdade que um ciclo foi encerrado com o empate em 4 a 4 com o Chopinzinho. Foi o jogo de despedida do técnico Cassiano Klein, que construiu uma trajetória vitoriosa no Cascavel Futsal com dois títulos estaduais, três decisões, a conquista da Liga Nacional, em 2021, e a Libertadores da América deste ano. Ou seja, tornou o maior do Paraná no maior do Brasil e no maior do continente. Em quatro anos de clube, Cassiano Klein fez 201 jogos oficiais com 120 vitórias, 42 empates e 39 derrotas, um aproveitamento de 66,6%. Um desempenho que aumenta a responsabilidade do novo treinador Lucas Chioro, que deve ser anunciado nos próximos dias.