Esporte Regional Cascavel

Vai começar o mata-mata para os ‘Piás do Ninho’

15 set 2023 às 15:15

O Campeonato Paranaense das categorias de base entra na fase eliminatória. Isso significa que agora as equipes Sub-15 e Sub-17 do Futebol ingressam nas fases de mata-mata. Os dois times fazem, neste sábado (16), o jogo de ida das quartas de final. Os garotos do Sub-15 enfrentam o PSTC, às 8h45, em Londrina. Já o time Sub-17 terá pela frente o Paraná Clube e o jogo de ida das quartas será às 10h30, em Curitiba. Os jogos de volta serão no dia 23 de setembro, no campo da Associação Atlética Coopavel. Ambos foram primeiros colocados em seus respectivos grupos. Portanto, têm a vantagem de fazer o jogo de volta em casa.

A temporada de 2023 das categorias de base possui o melhor aproveitamento desde o início do projeto. Os Piás do Ninho realizam um marco histórico ao se classificarem às fases finais do Estadual. Fábio Rosa, técnico do Sub-15, descreve que a evolução de sua equipe passa por diversos aspectos, um grande processo até chegar às fases finais, se classificando em primeiro do grupo na segunda fase da competição. “A evolução é grande, até por questão de peças (atletas). Eu não tive os mesmos atletas na primeira fase dos que tive na segunda. Mudou fisicamente e tecnicamente evoluímos. Todo o processo que tivemos na primeira fase, montagem do elenco e adaptação demorou para acontecer esse entendimento, o que na segunda fase foi diferente. O objetivo principal que era classificar na primeira e segunda fase foi atingido”, explicou.

Já o comandante da equipe Sub-17, Cristiano Ávalos, destacou a maturidade do elenco, que terminou a segunda fase como líder de seu grupo de maneira invicta. “A primeira parte sabemos que teoricamente é mais fácil para classificar, pois em um grupo de quatro classificam três. No primeiro momento buscamos entender como funcionava o campeonato. Já com ‘casca’, na segunda fase sabíamos o que esperar dos adversários, até por questão de informação de jogos (da primeira fase). Tínhamos consciência que éramos um potencial time para classificar, classificamos em primeiro e estamos fortes para as quartas de final”, explicou.

 



Bitello

A grande revelação das categorias de base do Futebol Clube Cascavel foi o volante Bitello. Em 2017, o jogador começou na equipe Sub-17. Na mesma temporada, subiu para o time Sub-19 que foi vice-campeão estadual. E no ano seguinte já fez parte do elenco profissional do clube. No mesmo ano foi para o Grêmio. Esta semana, o time gaúcho confirmou a negociação de Bitello com o Dinamo de Moscou da Rússia por 10 milhões de euros, o equivalente a R$ 53 milhões. Em nota, a diretoria do clube cascavelense afirmou que o Cascavel terá direito a 30% desse valor. Logo, a negociação de Bitello com o futebol europeu deve render R% 15,9 milhões aos cofres aurinegros. “Os direitos econômicos do atleta foram formalizados através de um contrato, no qual o Grêmio adquiriu inicialmente 50%. Conforme acordado, ao longo do contrato, adquiriu mais 20% pelo preço estipulado no contrato inicial. O FC Cascavel ainda mantém 30% do valor de qualquer negociação futura. Assim, caso o Dínamo de Moscou adquira os direitos econômicos de João Paulo Bitello, é de direito do FC Cascavel receber o valor correspondente a 30% de toda a negociação, abrangendo não apenas a transação inicial, mas também eventuais cláusulas de desempenho e percentuais de vendas futuras”, consta em nota.