Após anos participando em campeonatos de rali na modalidade de regularidade, o piloto Victor Pudell e o navegador Claudemir Hubner resolveram se aventurar no rali de velocidade cross-crountry e já contam os minutos para a largada da principal competição off-road nacional. No dia 26 de agosto, começa o Sertões, a maior prova de rali do país e que se torna a maior do mundo com prólogo e 14 etapas. A largada será em Foz do Iguaçu (PR) e chegada em Salinópolis (PA) no dia 10 de setembro.
A bordo do Mitsubishi Triton L220 RS (#359), inscrita na categoria PRO Brasil, a dupla da Equipe Accert Competições, já está pronta para a competição. Foram meses de muita expectativa e, agora, tem poucos dias para finalizar os preparativos e toda a grande logística para os 15 dias, passando por cinco regiões do país, oito estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA; e 14 cidades.
"A cada evento que participamos com o carro ampliaremos o nosso desenvolvimento como piloto e navegador", diz Victor Pudell (46 anos). "Durante o rali teremos o suporte da equipe Accert Competições, com 12 anos de Sertões, que tem ampla experiência nesse estilo de prova. Mas com certeza as experiências anteriores no regularidade nos ajudarão nessa empreitada. Temos um competitivo que evoluiu bastante nos meses de preparação", conta o piloto de Toledo (PR).
O navegador Claudemir Hubner, de 52 anos, frisa: "Temos um excelente entrosamento e após anos participando do rally de regularidade, resolvemos aventurar no rally de velocidade. Agora é um outro tipo de prova, com um pouco de tudo do cross country, será um enorme aprendizado”.
Segundo divulgado pela organização, o Sertões 2022 promete ser um dos mais difíceis e também lindos da história, será o maior de todos os tempos. "Gostei muito do formato, um roteiro sensacional e inédito, como é a nossa primeira participação faremos o Sertões Sul composto de sete dias de provas. Conhecemos bem o terreno no Paraná e São Paulo, mas sabemos que no velocidade cross-country o roteiro é outro. Nossa expectativa é altíssima pelo percurso e adrenalina”, destaca o navegador natural de Toledo (PR) e reside em Caçador (SC).
“É um desafio e tanto, vamos testar o carro na véspera do Sertões. Mas estamos otimistas e ansiosos. Teremos nesta edição todo tipo de terreno, com areião, cascalho, travessia de rios, pedras e serras. Aguardamos com muita expectativa. A organização está de parabéns pela escolha do roteiro", completa Victor Pudell.
30ª edição
O Sertões chega a sua 30ª edição e o Paraná estará em seu roteiro desta vez. A cidade de Foz do Iguaçu, que fica na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai, será o ponto de partida do maior evento de cross country no Brasil e, agora, do mundo. A Reserva Aporã, no Charrua Parque de Exposições e Eventos, irá "acolher" os principais nomes do off-road nacional e internacional, servindo de base para as equipes e competidores (Vila Sertões).
Nos dias 24 e 25 de agosto, o público poderá acompanhar as vistorias técnicas, as atividades preparatórias e ver de perto as equipes, pilotos, navegadores e suas super máquinas das categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs.
Na sexta-feira, dia 26 de agosto, além do prólogo que definirá a ordem de largada com partida da rampa montada nas Cataratas do Iguaçu, na Vila Portes próximo a Ponte da Amizade, a partir das 7 horas, haverá um Super Prime na Alfândega Ponte Nova, localizada na Avenida Três Fronteiras, às 14 horas.
No sábado, dia 26, a caravana do rali terá a largada, com zona espectador localizada no estacionamento das Cataratas do Iguaçu (Av. Beira Rio, 4010, para a primeira etapa da competição, denominada Florão da América, com destino à Umuarama (PR). Depois as disputas prosseguem até o dia 10 de setembro com chegada final em Salinópolis (PA).
O Sertões 2022 está dividido em duas fases, Victor Pudell e Claudemir Hubner farão o Sertões Sul, que compreende o prólogo e mais sete etapas de Foz do Iguaçu até Palmas (TO), totalizando 4.025 quilômetros de percurso, sendo 2.457 quilômetros de trechos cronometrados (61,04% do roteiro).
O Sertões Norte também com sete etapas, de Palmas (TO) até Salinópolis (PA), serão 3.190 km de percurso total e 2.354 quilômetros de especiais (73,79% do roteiro). Assim, este ano, serão 7.215 quilômetros, com largada em Foz do Iguaçu (PR) e chegada em Salinópolis (PA), sendo que 4.811 quilômetros serão de especiais.
DIFERENCIAIS EDIÇÃO 2022
- Roteiro inédito, maior da história, vai cortar o Brasil de Sul a Norte. Terá como cenário cinco biomas: Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Cerrado e Amazônia.
- A maior especial da história: 601 km – 6ª Etapa – no Mato Grosso
- Largada e chegada inéditas: Das Cataratas do Iguaçu (PR) ao mar de Salinópolis (PA)
- 914 km de Maratona, onde o competidor não conta com apoio mecânico
- Tesouros da natureza: O Sertões vai promover a Ilha do Bananal (TO), revisitar os Cânions do Viana (PI); e passar por trilhas inéditas do deserto do Jalapão (TO), além da largada das Cataratas, uma das maravilhas mundiais da natureza.
- Expedições Turismo: 10 operadores; roteiros para Motos e Carros para quem quer se divertir sem competir.
- SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões): Dimensão social do Sertões vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas, em sete cidades das cinco regiões do Brasil