O time feminino da APVE Londrina Basketball conseguiu mais um importante resultado em competições das categorias de base, conquistando o segundo lugar no Campeonato Sul-Brasileiro Feminino sub-17. A competição foi disputada no último fim de semana em Caxias do Sul (RS), de 4 a 6 de agosto, e as meninas trouxeram o troféu e as medalhas de prata para casa após vencerem dois dos três jogos que realizaram. Na grande decisão, jogada no domingo (6), o Londrina acabou sendo superado pelas catarinenses do SR Mampituba (Criciúma/SC) pelo placar de 46 a 30.
Antes da partida final, as londrinenses venceram duas equipes gaúchas: a AMB Santa Cruz (RS) e o Clube Juvenil (RS), com placares de 60 a 27 e 44 a 16, respectivamente. O torneio foi disputado entre quatro clubes, com todos se enfrentando, e tornando-se campeão o time com mais pontos somados.
Como a equipe de Santa Catarina, igualmente ao Londrina, também obteve duas vitórias nos primeiros confrontos, o duelo entre as duas acabou sendo a decisão do campeonato. No terceiro lugar ficou a AMB Santa Cruz, e o Clube Juvenil terminou em quarto.
O Sul-Brasileiro sub-17, organizado pela Federação Gaúcha de Basketball, coloca frente a frente os campeões de cada estado do ano anterior na categoria, além de um convidado do estado-sede. A APVE Londrina Basketball, por ter sido campeã do Campeonato Paranaense 2022, representou o Paraná.
Além de conquistar a segunda posição na competição, Londrina ainda teve como destaque individual a atleta Manuela Fernandes, que joga como armadora, escolhida para integrar o quinteto ideal do torneio. A média de idade do grupo é de 16 anos, e o plantel nessa disputa foi formado por sete jogadoras.
Em 2023, as meninas do sub-17 da APVE ainda disputarão a fase final do campeonato estadual, em novembro. E, em outubro, haverá os Jogos da Juventude do Paraná, em Londrina, mais uma oportunidade para a categoria mostrar sua força. Nesse torneio, as equipes são de sub-17, mas podem ter o reforço de até duas atletas com 18 anos de idade.