Esporte Regional Londrina

Atletas de kendô visitam o gabinete do prefeito Marcelo Belinati

03 abr 2023 às 20:47
O prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (3), atletas infantis que conquistaram medalha de ouro ao representar Londrina no 40° Campeonato Brasileiro de Kendô, realizado em março. Os atletas estavam acompanhados de senseis e integrantes da Associação Kendô Shinko-Kai Londrina, que há 40 anos ensina a arte marcial em Londrina.


Na visita, Marcelo foi presenteado com uma shinai, a espada de bambu utilizada no kendô e também no kenjutsu. O prefeito agradeceu a Associação Shinko-Kai Londrina pelo presente, e parabenizou as crianças pelo excelente resultado. “Sou um grande admirador do povo japonês, de sua cultura, valores e princípios. Durante minha visita ao Japão pude ver bastante exemplo e muita coisa bacana que deveríamos aplicar aqui também. É uma honra para Londrina contar com um grupo que pratica essa arte marcial japonesa, que vem desde os samurais, e ainda mais por termos essas crianças campeãs brasileiras”, ressaltou.


Além da Associação Shinko-Kai, a comitiva de Londrina no Brasileiro de Kendô também envolveu atletas da Associação de Kendô e Iaido Aka Ashi Londrina.


Segundo o sensei Wilson Koguishi, a shinai representa o kendô, que em japonês significa “o caminho da espada”. “E, para presentear o prefeito, escolhemos um shinai que foi feito pelo meu pai, Osorio Koguishi, já falecido. Ele aprendeu sozinho a produzir com a intenção de ajudar a Associação Kendô Shinko-Kai Londrina. Apesar das vendas pela internet, ainda é muito difícil conseguir os materiais, e também pela questão dos custos. Então meu pai começou a fazer com o intuito de ajudar e manter a prática pois, sem o shinai, não seria possível praticar kendô”, explicou.


Koguishi complementou que, mais do que um esporte, a prática do kendô é uma filosofia de vida. “A gente não encara o kendô simplesmente como um esporte. Tem a parte física, mas, mais do que isso, a parte filosófica, que é de formar o caráter da pessoa por meio da prática com espada”, destacou.


E o presidente da Associação Kendô Shinko-Kai Londrina, Valter Oguido, lembrou que desde a fundação da Associação, há 40 anos, pela primeira vez foram recebidos no gabinete do prefeito de Londrina. “Essa visita foi uma honra para nós, e também para incentivar esses meninos. Sempre falo que o kendô é para formar pessoas. Sempre que treinamos as crianças, dizemos que elas terão um bom futuro, vão estudar e ter uma profissão. Sei de ex-alunos que hoje são cardiologistas, professores, palestrantes, todos muito inteligentes, não sei nem como elogiá-los. É um orgulho e com esse objetivo estamos conseguindo avançar”, contou.


Quem também participou da reunião foi o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido. Ele citou que a FEL já apoia de forma institucional as atividades da Associação, especialmente por conta do seu trabalho ser conduzido por professores voluntários, sem cobrança para os alunos. “Eles fazem um trabalho muito bacana, que se estende às famílias, muito sério e totalmente social. Os professores são voluntários, os alunos não pagam, então estamos fazendo estudos para incluir a modalidade no Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos. Até lá, sempre daremos todo o apoio. E essa visita foi como um presente para eles, que representaram Londrina tão bem no Brasileiro”, ressaltou.


Entre os representantes e praticante do kendô em Londrina, também compareceram na reunião os senseis Edson e Denilson Koguishi, Gustavo e Wagner Oguido.