Esporte Regional Londrina

Atletas de Londrina participam do Campeonato Mundial de Paracanoagem

03 ago 2022 às 14:55

O Campeonato Mundial de Paracanoagem será realizado na cidade de Halifax, no Canadá, entre os dias 3 e 7 de agosto. O Brasil será representado por sete atletas na competição. Dentre eles, estão Igor Tofalini e o medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de 2020/ 2021 Giovane Vieira, acompanhados por Luis Cardoso, Fernando Rufino, Adriana Azevedo, Débora Benevides e a também paranaense Mari Santilli.


A trajetória de muitos atletas para participar do Mundial começou em março, na Copa do Brasil, ocorrida em 25 e 26 de março, em Campo Grande- MS. O torneio foi a seletiva nacional para definir os representantes brasileiros no Canadá. Igor Tofalini conquistou sua vaga através desta competição, e Giovane Vieira, por sua vez, já tinha lugar garantido no campeonato por ter conquistado uma medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de 2020/2021.


Os atletas, que treinam em Londrina, no Lago Igapó, recebem apoio do Iate Clube de Londrina, do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).


O presidente da FEL, Marcelo Oguido, falou sobre o exemplo dos atletas para Londrina e o orgulho que a Fundação tem em incentivar a paracanoagem. “Os dois atletas vêm de duas histórias muito fortes. Tofalini sofreu um acidente de touro e o Vieira de um acidente de trem. Os dois começaram a desenvolver seus treinamentos nessa modalidade em Londrina, e a paracanoagem vem ganhando diversos títulos ao longo dos anos de um trabalho muito bonito. É um orgulho e satisfação para nós poder dar nossa parcela de contribuição para essas conquistas”, disse.


Representante do Brasil, Igor Tofalini contou o que o patrocínio do Feipe proporciona aos atletas. “A ajuda do incentivo é muito importante para nossa trajetória e rotina de treinos e campeonatos. Faz com que possamos viajar para as competições e torna possível participarmos das seletivas nacionais e chegarmos até aqui. Só tenho a agradecer à FEL, ao técnico Gelson e ao Iate Clube”, frisou.


Medalhista paraolímpico e representante do Brasil, Giovane Vieira, disse como está sendo a rotina de treinos no Canadá para o Mundial. “Faz três dias que estou aqui no Canadá e amanhã começa a minha final na categoria VL3, que é a canoa. Estou bastante motivado e confiante, amanhã o “bicho pega”, brincou Vieira.


O treinador londrinense de Tofalini e Vieira, Gelson Moreira Souza, comentou sobre a preparação para garantir as vagas na competição e onde aconteceu o preparativo final. “O processo de preparação para conquistar a vaga na verdade é constante, com muitos treinos, academia, alimentação regrada e descanso. O preparativo final foi em Ilha Comprida (SP) com o técnico da seleção brasileira, Thiago Pupo”, detalhou Souza.


Finalizando a competição mundial a equipe começa a se preparar para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em São Estevão, na Bahia, no dia 25 de agosto.