Esporte Regional Londrina

Atletas e treinadora do Londrina Futsal são convocadas para a Seleção

19 ago 2022 às 10:33

As atletas do Londrina Futsal Feminino Danyele Caroline Freitas (Dany) e Fernanda Alves (Fernandinha) foram convocadas para a Seleção Brasileira Sub-20, pela qual disputarão o Sul-Americano em Gramado (RS), entre os dias 2 e 10 de setembro. A treinadora do time, Jayne Borim, também foi convocada e fará parte da comissão técnica do Brasil nessa competição. A chamada do grupo que representará o País no torneio, feita pelo técnico Márcio Coelho, ocorreu na última terça-feira (16).


As atletas e a treinadora estão em Cascavel (PR) esta semana e já se preparam junto à Seleção Brasileira. É a primeira vez que Dany e Fernandinha, que atuam na posição de ala, são convocadas para defender a seleção nacional, que contará com 14 atletas para essa competição. A apresentação das jogadoras e da comissão técnica na cidade sede do Sul-Americano Sub-20 está prevista para 28 de agosto.


O Londrina Futsal tem patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).


Dany contou que está muito contente com a convocação. “Me sinto bastante feliz e realizada, porque é um sonho que tenho desde criança, e vou aproveitar ao máximo a oportunidade e também a confiança que depositaram em mim e nas outras selecionadas”, afirmou.


Jayne Borim, que treina a categoria de rendimento adulto e de base do Londrina Futsal, desde 2010, foi convocada para a Comissão Técnica da Seleção também pela primeira vez. No entanto, ela reforçou que já participou da equipe inclusive quando foi lançado o primeiro Campeonato Sul-Americano de futsal feminino. “Fui convocada para a Seleção em 2001, então tive essa experiência como atleta, e pude participar do primeiro Sul-Americano, em 2005, do qual o Brasil foi campeão”, revelou.


A treinadora comentou que a nova conquista é resultado de muito trabalho. “Estamos muito empolgadas com a novidade, as meninas trabalharam muito por isso, e esse é o reconhecimento e o prêmio. O que esperamos é contribuir o máximo que pudermos para a Seleção, e ajudar a conseguir trazer para o Brasil mais um título no Sul-Americano”, disse.


Segundo Borim, o time já esperava a possibilidade de convocação para Danyele e Fernanda. “Quando o Londrina Futsal Feminino foi campeão da Taça Brasil sub-20, em julho deste ano, o treinador da Seleção, que é de Cascavel, estava lá”, lembrou. As atletas chamaram a atenção pelo desempenho na conquista da Taça, e por já virem se destacando em outros campeonatos, pois jogaram também no Estadual de Futsal adulto e na Liga Nacional.


De acordo com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, a convocação é muito importante, pois mostra os resultados do apoio que o Feipe tem dado às modalidades. “É um incentivo para fomentar ainda mais as categorias. E falar do futsal é fácil, porque é um trabalho excepcional o dessas meninas, é muito bacana, é uma equipe que leva muito a sério, e essa é a consequência disso”, comentou.


Conforme a treinadora convocada, a atleta Dany já treina no Londrina Futsal desde os 14 anos, e Fernandinha, que entrou no ano passado, já treinava na equipe de Toledo de futsal feminino desde os 13 anos. “Sempre acreditei muito no potencial delas. É uma alegria imensa podermos representar o país numa competição grande como o Sul-Americano, e é de extrema importância para a nossa equipe ter um retorno como esse”, frisou.


As atletas estão com a agenda cheia nas próximas semanas. Elas voltam para Londrina neste sábado para competir com o Londrina Futsal na segunda fase do Campeonato Paraná, além de participar do Campeonato Sub-20 na segunda-feira, e terão ainda outros jogos ao longo da semana. “Tentamos ter bastante cuidado com a logística deste momento, porque não podemos arriscar lesionar essas atletas. Procuramos dar um tempo de descanso durante as viagens, com tantos jogos pela frente”, explicou. Na semana do dia 2 de setembro, a treinadora já viaja com elas para Gramado, onde se reencontram com a Seleção para o Sul-Americano.


O Brasil compete contra o Chile no primeiro dia do Campeonato, às 17h. Além do Chile, a Seleção enfrentará a Venezuela no dia 3, o Equador no dia 6, após um descanso, e o Uruguai no dia 7. Esses países estão no Grupo A. Fazem parte do Grupo B as seleções do Paraguai, Colômbia, Argentina, Bolívia e Peru. As semifinais e final estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro.