Esporte Regional Londrina

Equipe da paracanoagem de Londrina se prepara para Copa do Brasil e Mundial

23 jan 2024 às 17:22

O ano promete para os atletas da paracanoagem de Londrina. A equipe treina nas águas do Lago Igapó, com foco na Copa Brasil, marcada para março. Competição que vale vaga para o mundial, que será disputado em maio na Hungria.

 

Antes de ir para a água, os atletas também treinam diariamente em uma academia no Iate Clube, onde funciona o núcleo de paracanoagem.

 

As provas são divididas em três categorias, de acordo com o perfil de cada atleta. Anderson Benatti, de 37 anos, está há dez anos na equipe. O Breno Henrique Pereira é o mais novo, de apenas 12 anos, está há três na equipe. Por enquanto, a Brenda Fernandes é a única mulher a participar das competições, mas outras atletas já estão iniciando.

 

Desde que foi criada, há 11 anos, a equipe de paracanoagem de Londrina já conquistou vários títulos importantes. “Conquistamos Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano, assim como Campeonato Brasileiro, Copa Brasil. Então a expectativa pra esse ano tá lá em cima. É um ano muito importante”, celebrou o técnico Gelson Moreira Souza.

 

Os atletas agora se preparam para participar do primeiro campeonato do ano que é a Copa Brasil de Paracanoagem que acontecerá em Brasília nos dias 02 e 03 de março.

 

A etapa em Brasília vale classificação para o campeonato mundial, que ocorre em maio, em Szeged na Hungria. Por enquanto a equipe de paracanoagem está sem patrocínio, e para levantar recursos para custear as viagens, os atletas fazem rifas e contam com o apoio da FEL (Fundação de Esportes de Londrina). Quem quiser também pode colaborar. “Infelizmente a gente não conseguiu nenhum recurso público. A gente vai se virando, fazendo rifa... tem que ir pro campeonato e um jeitinho a gente vai dar”, disse o treinador.