Esporte Regional Londrina

Equipe de Londrina fatura dois ouros no Brasileiro de Conjuntos de Ginástica Rítmica

07 dez 2022 às 11:14

A equipe londrinense de Ginástica Rítmica da Unopar (ADR Unopar) conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica de Conjunto Ilona Peuker. O grupo de Londrina foi campeão em com Realizado em Florianópolis nos dias 24 a 27 de novembro, o campeonato reuniu 377 ginastas de 42 clubes, disputando nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta.


O Brasileiro de Conjuntos foi organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e dirigido pela professora Márcia Aversani, que é londrinense e membro do Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica (FIG). A equipe de GR da UNOPAR Londrina treina na Unidade Piza e tem a Prefeitura de Londrina dentre os patrocinadores, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL); além da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) do Governo do Paraná.


Na categoria Pré-Infantil, de 9 e 10 anos, as atletas de Londrina foram campeãs no conjunto mãos livres. A equipe é formada por Lívia Martinelli, Thalia Natalino, Alicia Maria, Pietra Oliveira, Tatiana Bertola, Maria Eduarda Brustolin e treinadas por Débora Falda com auxílio de Hanielly Leão.


As ginastas da categoria Infantil, de 11 a 12 anos, foram campeãs-gerais na soma das duas coreografias de 5 cordas e 5 bolas e conquistaram também o terceiro lugar na final de 5 bolas. Essa equipe é composta pelas ginastas Isadora Tomé, Isadora Negrão, Luíza Ocampus, Amabilly Silva, Rafaela Alves e Eloá Rodrigues; treinadas por Haniely Leão e pela auxiliar técnica Thaís Santos.


Já a equipe juvenil, 13 a 15 anos, encerrou sua participação com uma medalha de bronze, conquistada na apresentação de 5 bolas; e no resultado geral, ficou em 6º lugar. Essa equipe contou com as atletas Nicole Galdino, Maria Clara Semcovici, Gabriela Rigon, Giovana Parra, Mariely Pereira e Giulia Aoki, e tem como técnica Débora Falda e auxiliar Thaís Santos. A comissão técnica da delegação londrinense também contou com a participação da professora de ballet Giovanna Aversani Lourenço.


Para a coordenadora da ADR Unopar, Luciane Oliveira, as conquistas das equipes atingiram as expectativas, já que Londrina tem tradição de bons resultados no Brasileiro de Conjuntos. “A meta principal do nosso trabalho é esse campeonato, voltarmos com os melhores resultados possíveis para a cidade, pois Londrina é a cidade que mais tem títulos, em relação às apresentações da modalidade de conjunto. Por muitos anos, fomos sede da Seleção Brasileira. Esse trabalho de ponta ficou como base na cidade e nossas treinadoras fazem um trabalho de excelência na modalidade de conjunto”, comentou.


Oliveira acrescentou ainda os ótimos resultados obtidos com as atletas infantis no Campeonato Paranaense Estreantes e Nível Escolar de Ginástica Rítmica, realizado de sexta (2) a domingo (4). “Para as demais categorias, o Brasileiro foi a última competição do ano, mas nesse final de semana agora levamos as pequenas ao Paranaense Estreantes, com atletas que nunca competiram, e elas ficaram em segundo lugar por equipe. Ou seja, foram além das nossas expectativas, porque aos oito anos não cobramos o resultado, apenas a participação, e estamos terminando o ano muito felizes”, destacou.


Para 2023, a equipe da ADR Unopar planeja repetir os pódios, seguir com o trabalho de excelência e buscar novos desafios. “Pretendemos levar as meninas para participar de mais campeonatos e não só de conjuntos, mas também individual. E sem o auxílio do Feipe nada disso seria possível; tudo o que as meninas conquistam, os agasalhos, roupas de treino e de competição, transporte para participar dos treinos e refeições, tudo isso vem do Feipe. Sem esse auxílio da Prefeitura, nada disso seria possível. Os patrocínios são fundamentais para nossas ginastas”, complementou.


Seleção Brasileira – E duas atletas da equipe de Londrina, Yumi Moriyama e Nicole Pircio, foram ouro pela Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, realizado de 1 a 4 de dezembro em Paipa, na Colômbia. Ao todo, a comitiva brasileira garantiu 67 medalhas, sendo 46 de ouro.


A atleta olímpica Nicole Pircio veio de Piracicaba para compor a equipe de ginastas da Unopar de Londrina, e há alguns anos integra a seleção na categoria adulta. A equipe segue sob a liderança da londrinense Camila Ferezin, em busca da vaga olímpica para Paris-2024.


á Yumi Moriyama é de Londrina e treinou ginástica na Unopar a partir dos cinco anos. No início deste ano, foi selecionada para compor a equipe juvenil brasileira e passou a treinar em Aracajú, sede da Seleção. O conjunto juvenil, treinado por Juliana Coradine, que atuou na Unopar até 2020, venceu o Sul-Americano nas séries de 5 cordas, 5 bolas e na competição geral.


Moriyama já retornou a Londrina após o Sul-Americano e sua visita é esperada pelas colegas de equipe. “É um grande motivacional para as demais atletas da equipe verem essas meninas e as suas medalhas, porque o sonho de todas ali é integrar a Seleção Brasileira. A gente faz um trabalho voltado para isso e elas lutam muito para serem da Seleção, assim como as outras meninas que já chegaram lá”, citou a coordenadora da ADR Unopar.