Esporte Regional Londrina

Equipes londrinenses de basquete avançam para a fase final dos Jogos Abertos

08 nov 2022 às 07:25

No último fim de semana, as equipes masculina e feminina de basquete de Londrina iniciaram as disputas da primeira etapa dos 64º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), em Apucarana. Representados pelos atletas e comissões técnicas da APVE Londrina Basketball, os times londrinenses mantiveram 100% de aproveitamento e garantiram classificação para a fase final do torneio.


A bola subiu pela primeira vez na disputa feminina. Na última sexta-feira (4), as atletas comandadas pelo técnico Marival Mazzio Junior tiveram uma estreia impressionante, com vitória de 93 a 21 sobre Irati. No dia seguinte, elas bateram as donas da casa e venceram Apucarana por 39 a 33. Com os dois resultados, Londrina avança para a semifinal como líder da chave.


No torneio masculino, o primeiro jogo foi realizado no sábado (5). O time londrinense, grande favorito do grupo, venceu Cornélio Procópio por 108 a 51. No domingo, os jogadores comandados pelo treinador Arody Neto tiveram outro ótimo desempenho e venceram Toledo por 89 a 70. Assim como na disputa feminina, o time masculino avança para a semifinal como líder da chave.


Um sorteio vai definir os adversários das equipes masculina e feminina de Londrina na semifinal dos JAP’s. A fase final será disputada nos dias 26 e 27 de novembro, novamente em Apucarana. Os Jogos Abertos do Paraná fazem parte do calendário dos jogos oficiais de rendimento do estado e são organizados pelo Governo do Estado do Paraná.


O técnico da equipe masculina da APVE Londrina Basketball, Arody Neto, enfatizou que o time em quadra pelos JAP’s é o mesmo que joga o Campeonato Paranaense, competição pela qual está disputando a semifinal. 


“Desde o começo da temporada, nos preparamos para representar a cidade de Londrina da melhor forma possível, em todas as competições. Montamos um elenco onde todos os atletas estão inscritos para as disputas do Paranaense – Série Ouro e JAP’s. Quando entramos em quadra, o objetivo sempre é a vitória e título do campeonato. Não somos o projeto com o maior orçamento, mas mesmo assim, os resultados apresentados na temporada 2022 nos credenciam a brigar pelo troféu máximo das duas competições”, frisou.


Neto ressaltou que, em 2017 e 2019, o time de Londrina não tinha o maior orçamento mas conquistou os Jogos Abertos do Paraná, além do título da Taça Paraná, em 2018, competição equivalente ao Campeonato Paranaense. “Times como o Pato Branco, que tem o maior orçamento do basquete paranaense e está disputando o NBB, na elite da modalidade no Brasil, e o NBPG Ponta Grossa são os principais obstáculos na busca pelos títulos dos dois campeonatos. São equipes bem montadas e de alta qualidade; o Pato passou para a fase final do estadual em primeiro lugar, invicta. E o Ponta Grossa será nosso adversário na semi do Paranaense”, pontuou.


Ainda conforme a análise do treinador da APVE, o Campeonato Paranaense é importante por colocar frente a frente os principais projetos de basquete do estado. E os Jogos Abertos do Paraná, segundo ele, também possuem grande valor, pois demonstram a vocação das modalidades na construção da cultura esportiva de cada município. “São os jogos oficiais de rendimento do Paraná e esse fator deixa o torneio ainda mais interessante”, avaliou.


Campeonato Paranaense – Pelo estadual de Basquete – Série Ouro, a APVE Londrina Basketball enfrentará o NBPG Ponta Grossa pela semifinal, marcada para o próximo sábado, dia 12 de novembro, na cidade de Pato Branco, onde ocorre a fase final. A partida será no Ginásio do Sesi, em horário ainda a confirmar. A final do estadual será no dia seguinte, 13 de novembro, um domingo.