Esporte Regional Londrina

Estudantes do Ensino Fundamental participam de Oficina de Ginástica no Cefe

13 dez 2023 às 08:02

Uma parceria entre o Colégio Aplicação, localizado no Campus Universitário, e o Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) levou a alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental a prática de ginástica durante os meses de outubro e novembro. A parceria envolveu estudantes do 3° ano do curso de Educação Física Licenciatura, que ministraram as aulas para as crianças. O encerramento das atividades aconteceu no Cefe no último dia 5 de dezembro. Na ocasião, 146 alunos participaram da Oficina de Ginástica.


As atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes do curso de Educação Física junto aos alunos do Ensino Fundamental envolvem as disciplinas de “Ginástica e Educação”, ministrada pela professora Marilene Cesário, do Departamento de Estudos do Desenvolvimento Humano, e “Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Física”, ministrada pela professora Ana Cláudia Saladini, do mesmo departamento. 


A oficina de encerramento contemplou quatro diferentes frentes da ginástica: Ginástica Rítmica (GR), utilizando aparelho e fita; Ginástica Artística (GA), com rolamentos no solo; Ginástica Circense, com pirâmides humanas e Ginástica Para Todos (GPT), com a prática de saltos. Em cada estação, uma modalidade era apresentada. Assim, os alunos se revezavam e experimentavam cada uma delas, sob a supervisão dos estudantes e professores envolvidos. Os participantes têm entre cinco e dez anos de idade. 


A professora Marilene Cesário avalia que a prática, para os estudantes de licenciatura, tem grande importância. Segundo ela, essa é uma oportunidade para articular os saberes abordados no curso de formação de professores com a realidade das escolas públicas. Ao mesmo tempo, as crianças puderam se divertir e aprender os fundamentos da Ginástica durante as aulas e a Oficina. 


Ela também destaca que iniciativas de intervenção como esta possibilitam práticas interdisciplinares, em uma inclinação aos novos arranjos curriculares, que valorizam a interação entre diferentes disciplinas.


Além das atividades com as crianças, também foi realizada uma intervenção pedagógica no Ensino de Jovens Adultos (EJA) no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEBEJA) Herbert de Souza, na Vila Nova, sob a coordenação da professora Ana Maria Pereira.