Esporte Regional Londrina

Jogos de Aventura e Natureza começam em junho

22 mai 2023 às 21:51

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) estão de volta em junho. O circuito de eventos, organizado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Esporte, conta com o apoio das federações esportivas de cada modalidade e prefeituras. A edição de 2023 tem como grande motivação o desenvolvimento de regiões específicas do Estado por meio do esporte.


Os jogos serão realizados em quatro etapas: JAN Norte (junho), em Londrina, Sertanópolis, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul; JAN Festival de Inverno; (julho), em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba; JAN Corredor das Água (setembro/outubro), em Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica; e JAN Angra Doce (outubro), em Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.


Serão mais de 50 modalidades, como basquete 3x3, beach soccer, caiaque polo, canoagem slalom, corrida de aventura, futebol americano, surfe, pesca esportiva, vôlei de praia, skate e punhobol. A programação traz várias novidades como o Teqball, o popular futmesa; o X1, um jogo de futebol com apenas um jogador de linha e um goleiro em cada time; natação em águas abertas; polo aquático; trail run; e esportes à motor. Confira AQUI as modalidades por região.


Além disso, serão oferecidas oficinas como Rugby, Flag Football, Skate, Teqball, Patinação, Beach Tennis, entre outras. Também fazem parte da programação gincanas (“Qual seu Talento”, “Desafio TikTok”, “pet mais lindo”, torneios relâmpagos, jogos de mesa e competição indígena) e atividades de palco (zumba, axé, sertanejo, kangoo jump, Treino Intervalado de Alta Intensidade e shows de bandas locais).


Ativos desde 2019, os JANs já atraíram 150 mil atletas em seu formato de competição/apresentação/participação. A expectativa é de que os Jogos de Aventura e Natureza de 2023 recebam um grande público porque vão acontecer paralelamente aos Festivais da Família, que têm como proposta integrar a família e a comunidade para fomentar a prática de atividade física. O objetivo do programa é atender crianças, jovens, adultos, idosos e o paradesporto.


Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte, as quatro etapas prometem movimentar todo o Estado através de competições, clínicas esportivas e apresentações. “Estamos promovendo o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico, e a gente espera que o público compareça, participe e se divirta”, afirma.