Será realizado no próximo fim de semana, em Londrina, a primeira edição dos Jogos Indígenas. Durante a tarde de sábado (3) e a manhã de domingo (4), o Aterro do Lago Igapó recebe mais de 200 indígenas para uma grande mostra da tradição esportiva, centrada em dez modalidades que serão disputadas pelas etnias Kaingang e Guarani.
Participam atletas da Aldeia Água Branca e da Apucaraninha, localizadas próximas às cidades de Londrina e Tamarana, e da Terra Indígena de Laranjinha, no município de Santa Amélia, no norte pioneiro do Estado.
Este projeto conta com o patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic), da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), além do apoio da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial, por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.
Essa é a primeira vez que o projeto de um proponente indígena é aprovado pelo Promic. Muito mais do que uma competição, os Jogos Indígenas trarão para o Aterro do Lago Igapó a tradição dos povos originários, inscrita na produção dos artefatos e pinturas corporais que compõem as modalidades esportivas, reunida nos artesanatos que serão expostos e poderão ser adquiridos na Feira de Arte Indígena e demonstrada nas apresentações artísticas que percorrerão o evento. Todas estas ações devem atrair um grande público, já que a programação ocorre simultaneamente às atividades programadas dos Jogos de Aventura e Natureza.