Esporte Regional Londrina

Seleção de Ginástica Rítmica da Colômbia se apresenta em Londrina

25 out 2023 às 20:06

A Seleção Colombiana de Ginástica Rítmica irá se apresentar nesta quinta-feira (26), às 10h, no Moringão. Os conjuntos da ADR Unopar/Muffato de Londrina também apresentarão suas séries, em um evento aberto ao público e gratuito. As ginastas da Escola de Ginástica Rítmica da ADR Unopar/Muffato e da Associação Cultural Espaço Thalita Cume (Acethac) estarão presentes, além dos alunos do Colégio Estadual Vicente Rijo.


A equipe colombiana está em Londrina em preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, treinando com as profissionais e os conjuntos da ADR Unopar/Muffato. A equipe londrinense está com o foco no Campeonato Brasileiro de Conjuntos, em novembro, em Curitiba, e no Campeonato Sul-americano, no mesmo mês, no Paraguai. Estão em Londrina as treinadoras Mariangel Balza e Marta Pardo, além das ginastas Oriana Viñas, Lina Dussan, Kizzy Rivas, Lorena Duarte, Adriana Mantilla, Natalia Jimenez, Laura Patio, Animaría Marquez, Sara Walteros e Mariana Patiño.


Dayane Camillo, treinadora londrinense, duas vezes finalista do conjunto de ginástica rítmica em Jogos Olímpicos e bicampeã dos Jogos Pan-americanos, reforçou a alegria que é receber a Colômbia em Londrina. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade de treinar a Colômbia para os Jogos Pan-americanos. É muito especial e uma forma de mostrar o meu trabalho e o da cidade não só no Brasil. Fui à Colômbia em março para treiná-las e agora elas vieram para cá. Estarei torcendo para o Brasil e para a Colômbia em Santiago”, contou.


Na Seleção Brasileira de Conjunto convocada para os Jogos Pan-Americanos, há duas ginastas de Londrina: Gabriella Coradine e Nicole Pircio, ambas da ADR Unopar/Muffato.


A presidente da Federação Paranaense de Ginástica e do Comitê Técnico de GR da União Pan-Americana de Ginástica, Márcia Aversani, acredita que receber a seleção colombiana em Londrina é a confirmação do excelente nível de profissionais e ginastas desta modalidade na cidade. “Mais uma vez, Londrina e o Brasil dão sua contribuição para o desenvolvimento da GR no nosso continente, trabalho iniciado pela professora Elisabeth Laffranchi há anos atrás”, afirmou.


Márcia viaja na sexta-feira para Santiago, onde será responsável pela direção da competição de GR durante os Jogos Pan-Americanos.