Esporte

Rubro-Negro amplia a lista de vexames sul-americanos

08 fev 2023 às 09:30

O Flamengo ampliou a lista de fiascos dos times sul-americanos no Mundial de Clubes da Fifa. O Rubro-Negro é mais um que caiu nas semifinais da competição que está sendo disputada no Marrocos. O Flamengo foi derrotado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, em Tânger, no primeiro jogo da equipe no Mundial.

Esta foi a quarta eliminação de times brasileiros nas semifinais do Mundial de Clubes neste formato (de 2005 para cá) e a sexta de times sul-americanos campeões da Libertadores.

Em 2010, o Internacional abriu a lista de fiascos ao ser eliminado pelo Mazembe com a derrota por 2 a 0. Mas depois garantiu o terceiro lugar. O mesmo ocorreu com o Atlético-MG 2013. O Galo, campeão da América daquele ano e que tinha Ronaldinho Gaúcho, perdeu para o Raja Casablanca do Marrocos por 3 a 1. Mas voltou para casa com o terceiro lugar. Em 2020, o Palmeiras teve o pior desempenho dos times sul-americanos na história do torneio. Foi derrotado pelo Tigres do México por 1 a 0 nas semifinais e terminou em quarto lugar, já que foi superado pelo Al Ahly, do Egito, nos pênaltis, após empate sem gols. Ou seja, o Palmeiras não conseguiu balançar as redes naquela edição.

Outros dois times sul-americanos caíram nas semifinais do Mundial de Clubes. O Atlético Nacional Nacional da Colômbia, campeão da América em 2016, tomou um 3 a 0 do Kashima Antlers do Japão nas semifinais. Depois, o River Plate, que havia sido campeão da Libertadores da América de 2018 vencendo o rival Boca Juniors na final, caiu nas semifinais ao ser derrotado pelo Al Ain, dos Emirados Árabes: 2 a 2 no tempo normal e queda nos pênaltis.

Neste formato, o último time sul-americano a vencer o Mundial de Clubes foi o Corinthians, que derrotou o Chelsea na decisão.

O Al Hilal chega pela primeira vez na final do Mundial e aguarda o vencedor do confronto entre Real Madrid e Al Ahly, do Egito. As duas equipes jogam nesta quarta (08), às 16 horas. Já o Flamengo tentará, pelo menos, o terceiro lugar contra o perdedor deste confronto.