Esporte

Sem Neymar, Santos se complica no Paulistão e tem 'finais' contra queda

03 fev 2026 às 10:34

O Santos tem só seis pontos e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Peixe aparece somente acima da Ponte Preta (1 ponto) e do Velo Clube (4 pontos).

As duas últimas rodadas da primeira fase serão verdadeiras finais para o Santos. A equipe enfrenta o Noroeste — que está uma posição acima — fora de casa, e encerra a etapa inicial do campeonato contra o Velo Clube, o primeiro time dentro do Z2, em casa.

A campanha é de muitos escorregões até aqui. O Santos até começou o Paulistão vencendo o Novorizontino, mas não triunfou mais. A equipe empatou com Corinthians, Bragantino e Guarani e foi derrotada por São Paulo e Palmeiras. 

Apesar do drama, o Santos ainda pode se classificar. O Santos está a só dois pontos de distância para o G8 e, ao mesmo tempo em que olha para baixo, ainda pode avançar de fase. A confiança segue:


"Não estamos fazendo um começo de ano como pretendíamos. Somos todos responsáveis. Não é um clube dividido, somos pessoas honestas e eu posso olhar nos olhos de cada um. Não é um bom ano, é verdade. Mas está começando, nos momentos difíceis como esse vamos reagir e vamos classificar. Vamos colocar tudo para melhorar esse rendimento que não é bom. Precisamos da ajuda de todos. Um clube unido, diz o técnico Juan Pablo Vojvoda.


Tudo isso sem contar com Neymar ainda. O astro se recupera de uma lesão no joelho e ainda não foi a campo na temporada. Seu último jogo foi justamente na rodada final do último Brasileirão de 2025, contra o Cruzeiro. Existe a expectativa pela volta do atacante aos jogos nesta semana.


O ataque não tem funcionado bem. O Santos tem quatro gols nos seis jogos que fez no Paulistão. Dois deles foram marcados por Gabigol, enquanto Barreal e Thaciano deixaram um cada.


Enquanto isso, o time divide atenções com o Brasileirão. Entre os dois jogos decisivos que tem pela frente no Paulistão, o Santos vai enfrentar São Paulo (casa) e Athletico (fora) pela competição nacional.