Com foco no avanço da pecuária, a Via Rural Smart Farm conta com um espaço voltado à bovinocultura. O estande reúne empresas juniores e projetos de extensão que apresentam informações, alertas e o desenvolvimento de tecnologias para o setor.
No espaço, os visitantes têm acesso a informações práticas sobre manejo, reprodução e sanidade animal, além de demonstrações de tecnologias aplicáveis à realidade de pequenos e médios produtores. Um dos destaques é a apresentação de técnicas de inseminação artificial em bovinos, com protótipos e ferramentas utilizadas no processo, além de orientações sobre riscos e cuidados necessários com os animais.
A bovinocultura de leite também é apresentada, com atividades coordenadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). A proposta é mostrar formas de produção sustentável e segura, com conteúdo sobre virologia, reprodução, e prevenção de doenças. Protótipos em 3D e equipamentos auxiliam na compreensão dos processos.
O INCT ainda mostra informações sobre doenças contagiosas que afetam o rebanho, como tuberculose e brucelose. São abordadas formas de identificação, prevenção e estratégias de controle, fundamentais para a saúde dos animais e segurança alimentar.
Interesse que vira prática
Visitantes do estande destacaram a relevância das informações apresentadas sobre manejo e nutrição animal. As orientações fornecidas despertaram o interesse de produtores que buscam melhorar a eficiência e a sustentabilidade na criação de gado. O conteúdo técnico, apresentado de forma acessível, reforça o papel da universidade na atualização e qualificação do setor pecuário.
Antônio Soares, pecuarista de Ibiporã, afirma que as dicas recebidas foram claras e aplicáveis à realidade do campo. “Foi muito além do que eu esperava. Essas informações vão me ajudar a melhorar a produtividade do rebanho sem descuidar da saúde dos animais”, relatou.
Tecnologia e inovação
Durante a ExpoLondrina, a Via Rural Smart Farm promove palestras sobre qualidade da carne bovina e alternativas tecnológicas para a pecuária. A professora Ana Maria Bridi, especialista em qualidade de carne e leite, conduziu uma das atividades que focam no papel da inovação no setor.
O Seminário Carne Bovina – Produção e Inovação realizado nesta terça-feira (08), no pavilhão Smart Agro, abordou tecnologias como a “carne cultivada” — produzida em laboratório a partir de células animais — e o uso da ultrassonografia como ferramenta para garantir mais qualidade sem perder produtividade.
“Estamos em um mundo onde a população cresce cada vez mais, e precisamos ser mais eficientes para atender a essa demanda”, destacou a professora Ana Maria Bridi.
As palestras e ações de pesquisa e extensão visam promover uma pecuária mais produtiva, sustentável e inovadora, trazendo informações relevantes para produtores e comunidade geral.
Via Rural Smart Farm
A Via Rural Smart Farm é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e outras instituições. Com mais de 11 mil metros quadrados, o espaço conta com prefeitura própria e áreas administrativas, como recepção, assessoria de imprensa e sala de apoio aos profissionais.
Entre as atrações da Via Rural Smart Farm, estão nove unidades didáticas da Universidade Estadual de Londrina abertas para a visitação, além de exposição de práticas e manejos agrícolas como sericultura (bicho-da-seda), fruticultura, psicultura e criação de abelhas sem ferrão, além de maquetes do meio rural e máquinas agrícolas, apresentações culturais, turismo rural e feiras de artesanato e gastronomia.
Serviço – O estande de Bovinocultura está na Via Rural Smart Farm e funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 10h às 19h, aos sábados e domingos na ExpoLondrina 2025 no Parque de Exposições Ney Braga.
*Com orientação do professor Roberto Mancuzo, do Departamento de Comunicação