Todos os locais
Todos os locais
ExpoLondrina 2025
Londrina e região

Inovação, qualidade da carne e leite bovino atraem público leigo e especializado na Via Rural Smart Farm

Estandes dedicados ao produtos destacam tecnologias, projetos de extensão e cuidados com a saúde dos animais e oferta de qualidade ao mercado
11 abr 2025 às 15:06
Por: por Thaynara Ribeiro*, da Assessoria de Imprensa UEL/Via Rural Smart Farm
Estande da carne bovina e produção de leite na Via Rural é um dos mais procurados por alunos de escolas e produtores - Sofia Unbehaun, Assessoria de Imprensa Via Rural Smart Farm


Com foco no avanço da pecuária, a Via Rural Smart Farm conta com um espaço voltado à bovinocultura. O estande reúne empresas juniores e projetos de extensão que apresentam informações, alertas e o desenvolvimento de tecnologias para o setor.


No espaço, os visitantes têm acesso a informações práticas sobre manejo, reprodução e sanidade animal, além de demonstrações de tecnologias aplicáveis à realidade de pequenos e médios produtores. Um dos destaques é a apresentação de técnicas de inseminação artificial em bovinos, com protótipos e ferramentas utilizadas no processo, além de orientações sobre riscos e cuidados necessários com os animais.


A bovinocultura de leite também é apresentada, com atividades coordenadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). A proposta é mostrar formas de produção sustentável e segura, com conteúdo sobre virologia, reprodução, e prevenção de doenças. Protótipos em 3D e equipamentos auxiliam na compreensão dos processos.


O INCT ainda mostra informações sobre doenças contagiosas que afetam o rebanho, como tuberculose e brucelose. São abordadas formas de identificação, prevenção e estratégias de controle, fundamentais para a saúde dos animais e segurança alimentar.

Interesse que vira prática

Visitantes do estande destacaram a relevância das informações apresentadas sobre manejo e nutrição animal. As orientações fornecidas despertaram o interesse de produtores que buscam melhorar a eficiência e a sustentabilidade na criação de gado. O conteúdo técnico, apresentado de forma acessível, reforça o papel da universidade na atualização e qualificação do setor pecuário.

Antônio Soares, pecuarista de Ibiporã, afirma que as dicas recebidas foram claras e aplicáveis à realidade do campo. “Foi muito além do que eu esperava. Essas informações vão me ajudar a melhorar a produtividade do rebanho sem descuidar da saúde dos animais”, relatou.
 
Tecnologia e inovação 

Durante a ExpoLondrina, a Via Rural Smart Farm promove palestras sobre qualidade da carne bovina e alternativas tecnológicas para a pecuária. A professora Ana Maria Bridi, especialista em qualidade de carne e leite, conduziu uma das atividades que focam no papel da inovação no setor.

O Seminário Carne Bovina – Produção e Inovação realizado nesta terça-feira (08), no pavilhão Smart Agro, abordou tecnologias como a “carne cultivada” — produzida em laboratório a partir de células animais — e o uso da ultrassonografia como ferramenta para garantir mais qualidade sem perder produtividade.

“Estamos em um mundo onde a população cresce cada vez mais, e precisamos ser mais eficientes para atender a essa demanda”, destacou a professora Ana Maria Bridi.

As palestras e ações de pesquisa e extensão visam promover uma pecuária mais produtiva, sustentável e inovadora, trazendo informações relevantes para produtores e comunidade geral.

Via Rural Smart Farm

A Via Rural Smart Farm é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e outras instituições. Com mais de 11 mil metros quadrados, o espaço conta com prefeitura própria e áreas administrativas, como recepção, assessoria de imprensa e sala de apoio aos profissionais. 

Entre as atrações da Via Rural Smart Farm, estão nove unidades didáticas da Universidade Estadual de Londrina abertas para a visitação, além de exposição de práticas e manejos agrícolas como sericultura (bicho-da-seda), fruticultura, psicultura e criação de abelhas sem ferrão, além de maquetes do meio rural e máquinas agrícolas, apresentações culturais, turismo rural e feiras de artesanato e gastronomia.

Serviço – O estande de Bovinocultura está na Via Rural Smart Farm e funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 10h às 19h, aos sábados e domingos na ExpoLondrina 2025 no Parque de Exposições Ney Braga.

*Com orientação do professor Roberto Mancuzo, do Departamento de Comunicação

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Comandante da PM diz que ExpoLondrina 2025 foi a mais segura de todos os tempos

Cidade
Imagem de destaque

Agenda técnica da ExpoLondrina 2025 fecha com mais de 90 atividades

Cidade

Museu da Sociedade Rural recebe mais de 20 mil visitantes durante 63ª ExpoLondrina

Cidade

Último dia de ExpoLondrina 2025 movimenta Parque Ney Braga com visitantes

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Policiais detalham ação que terminou com vítima morta e duas pessoas presas no Universitário

Cidade
Londrina e região

Motorista sofre mal súbito, atinge carros e morre na zona oeste de Londrina

Cidade
Brasil

Após ganhar vestido na ExpoLondrina, Simone Mendes faz sessão de fotos para ajudar empreendedora

Cidade
Cascavel e região

Exclusivo: Tarobá conversa com sócio de empresa onde homicídio foi registrado no Universitário

Cidade
Londrina e região

Jovens somem após pular portão do Parque Arthur Thomas e deixar objetos no local

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 8 | Patrícia Melo e Gustavo Pupo

Podcast Heróis e Vilões | EP 4 | Richards Moura

Podcast Café com Edu Granado | EP 9 | Clayton Fukumothi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.