As origens de Assaí estão impressas em cada canto da cidade, que foi fundada por imigrantes japoneses. O nome, que significa "Terra do Sol Nascente", reflete a forte influência nipônica, criando um pedacinho do Japão em terras brasileiras.
O Castelo de Assaí, localizado na parte alta da cidade, é um dos principais pontos turísticos e abriga o Memorial da Cultura Japonesa. No local, objetos e documentos trazidos pelos pioneiros que cruzaram o mundo para desenvolver a região contam a história da imigração. "Eles vieram em busca de novas fronteiras agrícolas. A colonizadora ajudou a formar a cidade, que nasceu com forte presença japonesa. A cultura foi preservada nas escolas, festas e até na arquitetura, como o castelo", explica Norio Shimada, presidente da Liga das Associações Culturais de Assaí (LACA).
A gastronomia japonesa, por exemplo, permanece muito forte, com famílias que mantêm receitas tradicionais no dia a dia. Marcelo Yokota, comerciante local, é proprietário de um restaurante que serve exclusivamente comida oriental, atraindo clientes de toda a região.
Economia, saúde e educação de excelência
Assaí cresceu com o trabalho árduo dos imigrantes e hoje é referência em diversas áreas, misturando tradição e modernidade com orgulho e planejamento. A economia local gira em torno do agronegócio, com destaque para a agricultura familiar e a organização dos produtores.
Na saúde, o foco é a qualidade de vida e o atendimento humanizado. As consultas são agendadas de forma prática, via WhatsApp, e os medicamentos são entregues em casa, utilizando motos elétricas. "Nós pensamos nas pessoas. Por isso implantamos soluções sustentáveis, como o agendamento digital e as entregas com motos elétricas, que garantem mais rapidez e economia", afirma Tutti Bomtempo, prefeito de Assaí.
A cidade também é uma referência em educação. Desde o ensino fundamental, os alunos contam com ensino trilíngue: português, inglês e japonês. Os jovens têm acesso a cursinho gratuito para o vestibular, e todos os estudantes recebem uniformes completos, material escolar e alimentação de qualidade.
Cidade inteligente e reconhecimento global
O planejamento e a inovação em Assaí renderam frutos de reconhecimento internacional. A cidade foi reconhecida duas vezes entre as mais inteligentes do mundo, e agora disputa o primeiro lugar.
"A cidade de Assaí é finalista do prêmio de cidade mais inteligente do mundo. Um prêmio muito concorrido, onde só chegam cidades que de fato planejam, inovam, cuidam das pessoas e pensam no futuro. Estamos entre as melhores, e com chance real de sermos a número um", celebra o prefeito Tutti Bomtempo.
Viver em Assaí é valorizar o que a cidade tem de melhor, com a beleza e a paz que se fazem presentes para quem nasceu ou escolheu este lugar para chamar de lar, além de contar com trabalho e lazer.