Mais de 600 alunos celebram conquistas na prevenção às drogas em Cascavel

05 dez 2023 às 16:59

Mais de 600 alunos do 5º ano das escolas municipais de Cascavel participaram, na tarde desta terça-feira (5), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma iniciativa que tem como objetivo preparar as crianças e adolescentes para fazerem escolhas saudáveis e seguras.

 

O Proerd é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR). Neste ano, o programa foi aplicado nas escolas Anilbal Lopes (81 alunos), Diva Vidal (60), Francisco Vaz de Lima (169), Maria Montessori (48), Maximiliano Colombo (32), Maria Fagnani Soares (119) e Neiva Ewald (119), totalizando 628 alunos.

 

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou que o projeto é muito importante e, além disso, simpatiza por trabalhar com as crianças, o que reflete na vida das famílias.

 

“E essas crianças estão exatamente na idade em que precisam dessa informação. O tema das drogas é complexo, mas precisa ser discutido. E a preparação da Polícia Militar com a Secretaria de Educação abastece essas crianças com informações sobre os cuidados necessários, os perigos que as drogas trazem e o desastre que é a entrada das drogas na vida das pessoas. Então, é um momento muito especial. E a formatura faz parte disso, é dizer a eles de forma direta que estão preparados para enfrentar esse problema”, afirmou o prefeito.

 

Para o vice-prefeito Renato Silva, o Proerd é um programa que precisa ser mantido para proteger as crianças.

 

“As crianças são uma semente pura, uma semente saudável. E se a gente não combater a maldade que vem de fora, elas ficam mais frágeis. Então, parabéns a todos. Estamos aqui para fazer o bem e preservar o que temos de mais sagrado no seio da família, que é uma criança, um filho”, enfatizou.

 

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou que o programa é essencial para combater as drogas e a violência e que, ao longo de três décadas, vem apresentando resultados.

 

“Com certeza, são muitos alunos que hoje são pais, são mães, que passaram pelo Proerd e que hoje têm a satisfação e o orgulho de ver seus filhos sendo formados. Essa é uma parceria importante com a Polícia Militar, que com certeza tem um significado muito grande na vida adulta de cada criança que cresce e diz não às drogas”, disse a secretária.

 

O tenente Paulo Roberto da Silva, comandante da Patrulha Escolar e coordenador do Proerd na região, destacou que os adolescentes têm uma grande tendência de serem inseridos em grupos e que, muitas vezes, para serem aceitos nesses grupos, são oferecidas até drogas ilícitas.

 

“Um dos principais fatores do programa é a tomada de decisão. É trabalhado de uma maneira até com exercícios práticos, simulados, a questão da tomada de decisão, mostrando para eles que podem tomar decisões saudáveis”, explicou o oficial.

 

Além de ensinar as crianças a resistirem às drogas, o Proerd também aborda a questão do bullying.


Secom