A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon-PR declarou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento alarmante dos casos de dengue, conforme o decreto de Nº 131/2024, publicado na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial Eletrônico.
A medida foi assinada pelo prefeito Marcio Rauber (União Brasil) após uma correção numérica do índice de casos, que elevou o cenário de 306 para 755 casos por 100 mil habitantes, configurando uma situação epidêmica.
O município já registrou 3.431 casos notificados de dengue, dos quais 456 foram confirmados positivos. Diante do aumento da procura por atendimento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será auxiliada a partir de segunda-feira (15) pelo Centro Integrado de Saúde e pelo posto de saúde do bairro Boa Vista, que terão horários estendidos.
Além disso, alertas sobre a gravidade da situação foram emitidos por órgãos federais e estaduais, recomendando medidas preventivas para evitar a proliferação da dengue. Entre as ações locais, está a convocação de voluntários e a autorização para campanhas de arrecadação.
Também foi determinada a responsabilização de agentes da Defesa Civil por omissões em suas obrigações e a dispensa de licitação para contratos emergenciais relacionados ao controle da doença e seu vetor.O decreto, que também foi assinado pelos secretários municipais de Saúde, Marcelo Portela, e de Administração, entra em vigor imediatamente e terá duração de 120 dias.