Todos os locais
Todos os locais
Agricultura

Formação continuada para produtores orgânicos é realizada na Agrotec

31 mai 2021 às 15:43
Por: Redação Tarobá News
Foto: assessoria -

Na última sexta-feira (28), o auditório da Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) foi palco de mais uma ação do Provai (Programa de Valorização da Agroindústria Familiar). A formação continuada para 30 produtores orgânicos teve como objetivo levar ainda mais capacitação aos agricultores que estão no processo para a obtenção do certificado e posteriormente o selo de “Produto Orgânico do Brasil”.

O evento contou com palestras de especialistas da área e abordou temas como princípios da agricultura orgânica, panorama da agricultura urbana no Paraná e ainda foi apresentado as atividades realizadas pelo Paraná Mais Orgânico, projeto do Governo do Estado parceiro na certificação, assim como a Unioeste, a Itaipu Binacional, a Biolabore, o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e a Secretaria de Agricultura.

“A Fundetec tem trabalhado nesse projeto para gerar assistência técnica ao produtor que tem talvez uma cultura convencional e quer fazer a transição até o orgânico. Outro ponto é trabalhar para o produtor que já está certificado para que ele possa ter um instrumento de comercialização e espaço para agregar valor e renda a sua produção, porque o produtor orgânico é vocacionado, ou seja, ele acredita que o mundo precisa de alimentos melhores”, esclareceu o presidente da Fundetec, Alcione Gomes.

A certificação dos produtores de orgânicos dará a eles a oportunidade de oferecer esses produtos para a merenda escolar municipal e essa é uma das maiores motivações do programa de acordo com o prefeito, Leonaldo Paranhos, “Tomamos a decisão de um investimento nesse segmento dos orgânicos, produto que tem uma aceitação muito grande, que gera renda, emprego e economia. Fizemos de forma que a gente possa ter uma política pública de município e não apenas um programa de governo temporário. Hoje compramos outros produtos, inclusive de outras cidades porque não temos aqui a capacidade para atender a demanda das escolas. Queremos ter uma cidade que produz o agro, que produza os alimentos orgânicos, que traga qualidade de segurança alimentar para todos”. ,

A Lei que regulamentará todos os procedimentos está sendo formulada e em breve será protocolada na Câmera. “Teremos a grande responsabilidade de votar o mais rápido possível, pois é sem dúvida algo importante para todos nós, para o produtor, para o município para aqueles que recebem. O produto que nos traz saúde precisa ser valorizado e priorizado”, confirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espinola.  

Outras notícias

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

A ideia do projeto inclui ainda, para o segundo semestre de 2021, a realização de uma feira municipal de orgânicos, na qual todas essas famílias certificadas poderão vender seus produtos e garantir maior visibilidade da população. “É importante que as pessoas participem e sejam certificadas. A qualidade tem que ser avaliada por vários processos de verificação na prática e quando tudo estiver certo, vão receber um certificado para dar qualidade e a mesma será apresentada por meio da feira do pequeno produtor orgânico”, explicou o gerente de projetos, Antônio Carlos Baratter.  

A agricultora de Rio do Salto, Cleusa Bonfim, ficou super contente com a formação continuada e agora, aguarda ansiosa pelo selo que está prestes a receber. “Estou muito feliz por estar no processo de certificação, já produzo orgânico há dois anos. Planto 24 variedades, couve, brócolis, repolho, tudo o que se refere a fruta e verdura. É muito importante o selo, principalmente, pela saúde das pessoas e foi nisso que mais pensei para começar a lidar com o orgânico”.

 

Veja também

Relacionadas

Agricultura
Imagem de destaque

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha reconhecimento mundial

Agricultura
Imagem de destaque

Morango do Norte Pioneiro conquista Indicação Geográfica de Procedência

Agricultura

Cooperativa agroindustrial inaugura sala no Hub Cocriagro na Intech 2022

Agricultura

Londrina tem queijos medalhistas em concurso mundial

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Autor de feminicídio confirma que conversas no celular da esposa motivaram o crime

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem que morreu em confronto, suspeito de roubar Ozempic era entregador em farmácias

Brasil e mundo
Brasil

Livro de Galisteu sobre Senna é vendido por preço inacreditável em Londrina após esgotar em livrarias

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.