Todos os locais
Todos os locais
Agro
Paraná

5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente vai debater crise climática e pautas ecológicas

Evento em Curitiba tem como propósito a priorização de 20 das propostas relacionadas com as mudanças climáticas que serão apresentadas na fase nacional prevista para maio
11 mar 2025 às 16:53
Por: Agência Estadual de Notícias
Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR

Curitiba será palco de importantes discussões sobre a crise climática. Começa nesta quarta-feira (12), às 9 horas, no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (CEMA/PR). O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), é uma das etapas da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).


Com o tema “Paraná agindo pelo clima”, o simpósio vai reunir representantes da sociedade civil, poder público e setor privado para consolidar e priorizar propostas desenvolvidas durante as fases municipais da CNMA, realizadas em todo o Paraná, sob a perspectiva da “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. O término está previsto para quinta-feira (13).


“A conferência é um processo democrático e participativo, um momento para propor, debater e discutir políticas públicas que podem ajudar a mitigar os impactos da emergência climática no País”, explica Nara Lucia da Silva, representante titular da Sedest na COE e coordenadora estadual de Patrimônio Natural e Educação Ambiental.


A CEMA/PR é a fase estadual de uma série de encontros – 48 conferências municipais, 11 intermunicipais e sete livres, que envolveram 95 municípios paranaenses. Durante esses eventos, os participantes elaboraram propostas dentro dos cincos eixos temáticos da CNMA: Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa e incentivo a tecnologias sustentáveis; Adaptação e preparação para desastres: medidas para fortalecer a resiliência climática; Transformação ecológica: modelos sustentáveis de produção e regeneração ambiental; Justiça climática: garantia de equidade na distribuição dos benefícios de políticas climáticas; e Governança e educação ambiental: ampliação da participação social e conscientização sobre mudanças climáticas.


Agora, na conferência estadual, os delegados eleitos na etapa municipal, juntamente com a comissão organizadora, vão discutir e selecionar 20 propostas em conjunto, sendo quatro de cada eixo temático. As proposições serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), fase final das reuniões, que em 2025 terá sua 5ª edição entre 6 e 9 de maio, em Brasília (DF). Além disso, durante a etapa estadual serão selecionados até 60 delegados paranaenses que representarão o Paraná na etapa nacional.

Outras notícias

Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo

Pesquisadores avaliam conversões de uso da terra e impacto no carbono do solo

Brasil e Cuba trocam conhecimentos no combate à insegurança alimentar

A população também pode participar do evento acompanhando as deliberações, mas sem poder votar na seleção das propostas e na escolha dos delegados. A inscrição é gratuita e pode ser feita preenchendo o formulário neste LINK.


PROGRAMAÇÃO – O cerimonial de abertura será às 9h, seguido por duas palestras de abertura: às 10h15, ministrada pela pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Leila Maranho, sobre a emergência climática no Paraná. Em seguida, o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, vai destacar as ações climáticas desenvolvidas pelo Governo do Estado.


O trabalho de seleção terá início às 14h, com a divisão dos delegados em cinco grupos de trabalho (um para cada eixo temático), para a definição de quais propostas serão selecionadas para a etapa da priorização da CEMA/PR, na quinta-feira (13).


O segundo dia do evento também começa às 9h, com uma plenária para a apresentação das propostas que passarão pela priorização, com início às 14h. Já a eleição dos delegados que participarão da etapa nacional será concluída às 16h45, com a apresentação dos eleitos às 17h45.

Você pode conferir a programação completa do evento AQUI.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

BNDES abre consulta pública sobre o mercado de certificação de carbono

Agro
Imagem de destaque

Balança comercial do agronegócio registra crescimento em fevereiro de 2025

Agro

Bósnia e Herzegovina abre mercado para carne bovina brasileira

Agro

Com maior demanda, preços da laranja in natura reagem nesta semana

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 51 anos é preso em Tamarana após denúncias de abuso sexual infantil

Brasil e mundo
Brasil

Caso Vitória: vítima era perseguida por maníaco desde agosto de 2024, diz investigação

Cidade
Londrina e região

Homem tenta se justificar ao ser preso por ameaçar mulheres que negavam esmolas

Cidade
Paraná

Influenciadora é investigada por divulgar jogos de azar; esquema movimentou R$ 45 milhões

Cidade
Londrina e região

Universidade em Londrina oferece atendimentos odontológicos gratuitos a mulheres

Podcasts

Imagem de destaque

PodGuest | EP 03 | Conheça a trajetória de sucesso da holding Fancore Group

Imagem de destaque

Podcast Café com Edu Granado | EP 3 | Patricia Chiosi | Vozes Femininas

Imagem de destaque

Podcast Falando de Gestão - EP 01 - Empregabilidade - Mateus Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.