Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Paraná

Adapar recebe comitiva do Japão para auditorias sanitárias de carne bovina e suína

Profissionais foram recebidos por técnicos da Adapar e do Ministério da Agricultura e Pecuária com o objetivo de avaliar a estrutura e a eficácia do Sistema Veterinário Oficial Brasileiro.
14 jun 2025 às 11:29
Por: Agência Estadual de Notícias

Uma comitiva formada por três auditores japoneses visitou o Paraná nesta semana, dando continuidade ao processo de habilitação da carne bovina e suína brasileira para o mercado japonês. Os profissionais foram recebidos por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o objetivo de avaliar a estrutura e a eficácia do Sistema Veterinário Oficial Brasileiro (SVO).


Nesta sexta-feira (13), a comitiva esteve na sede estadual da Adapar, em Curitiba, onde conheceu as atividades de rotina da agência e os protocolos sanitários. Segundo o chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, essa etapa é fundamental para avançar nos pontos que ainda estavam em aberto sobre a abertura deste mercado.


“Finalizamos essa etapa crucial neste processo de estreitar relação com o Japão. Eles tiveram acesso a informações do nosso serviço sanitário como um todo, avaliamos de forma benéfica essa visita. A delegação japonesa irá elaborar um relatório formal sobre o tema e outras etapas ainda serão cumpridas”, afirmou Dias.


Além da Capital, os auditores também estiveram no Escritório Local da Adapar em Cascavel, na quinta-feira (12). Na ocasião, tiveram os primeiros contatos com o serviço sanitário paranaense e puderam conhecer com mais profundidade o cenário regional e estadual.


Durante a visita, os técnicos da Adapar e os representantes do governo brasileiro responderam a diversas perguntas da comitiva, especialmente sobre rastreabilidade, trânsito de animais e sistemas de controle.


AUDITORIA – A Adapar foi um dos órgãos sanitários brasileiros selecionados pela comitiva japonesa para o intercâmbio de informações. Ao longo da semana, o grupo também visitou a Superintendência Federal da Agricultura em Santa Catarina, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário de Santa Catarina (Cidasc) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no Rio Grande do Sul. A visita ao Paraná encerrou oficialmente a agenda da comitiva no país.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Maior oferta do tomate pressiona cotações no atacado

Agro
Imagem de destaque

Importações de trigo argentino crescem no Brasil

Agro

Vendas de etanol hidratado caem 40%, para o menor volume da safra

Agro

Festa do Peão de Barretos terá mais de R$ 1,5 milhão em premiação para rodeios

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Joalheria de shopping de Londrina é furtada e tem prejuízo de R$ 2 milhões

Brasil
Brasil

Apresentador de TV é morto com furadeira após discussão; suspeito segue foragido

Brasil e mundo
Brasil

Ataque em escola municipal deixa criança morta e outras três pessoas feridas no Rio Grande do Sul

Brasil e mundo
Mundo

Homem é engolido inteiro por Píton de 8 metros

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de empresa desativada em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 18 | Beleza e Bem-estar na Estética Avançada | Tati Oliveira

Podcast Negócios à parte | EP 13 | Dia a Dia de um Corretor de Imóveis | Rejany Albuquerque

Podcast Eleva+ Cast | EP 14 | Gestão Condominial | Euro Condomínios

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.