Agro

Brasil e Índia fecham acordo e negociarão produtos da pecuária; assista

12 nov 2024 às 22:17


O Brasil e a Índia fecharam acordos importantes para o setor da pecuária. O Jornal da Noite mostra uma reportagem especial sobre os acordos e sobre as novas possibilidades de comércio entre os dois países no setor do agronegócio.


Uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve recentemente em Nova Delhi, na capital da Índia e, durante a missão, foram assinados dois Certificados Zoosanitários Internacionais (CZIs) com a autoridade competente indiana, formalizando as condições de exportação de sêmen bovino e bubalino e embriões bovinos, e acordando a abertura de mercado para derivados de ossos destinados à produção de gelatina (Bone Chips). Esses acordos, negociados desde 2019, abrem novas possibilidades para o setor pecuário brasileiro e reforçam o Brasil como fornecedor de destaque para o mercado indiano.


Índia e Brasil também discutem o acesso para diversos produtos brasileiros como material genético avícola, bile não comestível de aves, pet food, ossos desengordurados, chifres, cascos, produtos de reciclagem animal, amireia e 


As autoridades indianas também expressaram seu grande interesse em viabilizar rapidamente o acesso dos produtos caseína, lactose e leite de camelo no mercado brasileiro.


Desde 2023, outros cinco novos mercados foram abertos para produtos brasileiros na Índia: açaí em pó, suco de açaí, pescado de cultivo (aquacultura), pescado de captura (pesca extrativa) e frutos de abacate.