Todos os locais
Todos os locais
Agro
Brasil

Certificados sanitários eletrônicos de produtos de origem animal ultrapassam 100 mil solicitações

O primeiro Certificado Sanitário Nacional assinado ocorreu no dia 3 de abril de 2024
03 abr 2025 às 22:14
Por: Mapa
Divulgação

O sistema de assinatura eletrônica para emissão de Certificados Sanitários Nacionais (CSN) para o trânsito no território nacional de produtos de origem animal atingiu a marca de mais de 100 mil solicitações.


O CSN foi implementado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em abril de 2024, em conjunto entre a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (TI) e a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), com o objetivo de agilizar e facilitar a rastreabilidade e segurança no processo de certificação dos produtos. O primeiro Certificado Sanitário Nacional assinado eletronicamente ocorreu no dia 3 de abril de 2024.


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que a assinatura eletrônica agiliza os processos para habilitação de exportações e assegura a qualidade dos produtos de origem animal. “Essa marca de 100 mil assinaturas mostra que a certificação eletrônica é um passo fundamental para o crescimento do agro. Queremos avançar cada vez mais e trazer mais modernidade para facilitar o trabalho dos produtores rurais”, ressaltou Fávaro.


Das 100.118 mil solicitações, mais de 97 mil já foram efetuadas. O tempo médio de análise é de dois dias.


Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o sistema do CSN trouxe agilidade e desburocratização na emissão de certificados. “Menos burocracia significa otimização de tempo e custos, o que se reflete em competitividade e em uma série de benefícios que vão além das empresas, alcançando o consumidor final. Estas mudanças colocam o Brasil na vanguarda da produção de proteína animal, preparando o país para reforçar seu papel na segurança alimentar global", disse Santin.

Outras notícias

Conab: produção de grãos no Rio Grande do Sul deve cair 8%

Exportações de café caem 29,4% em março, mas faturamento cresce 41,8%

Milho é o produto que mais passa pelos portos brasileiros; veja outros


Antes, o CSN era emitido em papel, em um processo longo onde o documento tinha que ser impresso, carimbado e assinado pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) do Mapa e transportado fisicamente da certificadora para o destinatário. Com a implementação da assinatura digital, o tempo de espera foi eliminando e os custos logísticos reduzidos.


Com a versão online, a pessoa jurídica acessa o parecer online, uma vez que tem acesso ao documento emitido de forma imediata e podem realizar a sua impressão para apresentação aos órgãos de fiscalização do Brasil. Além da assinatura eletrônica, os certificados contam ainda com código de autenticidade e com QR Code, permitindo mais segurança na checagem da veracidade do documento.


CERTIFICADOS SANITÁRIOS


Para que as exportações de produtos de origem animal ocorram é necessário que o Brasil emita o Certificado Sanitário, que é o documento oficial que atesta o cumprimento dos requisitos sanitários do Brasil e do país importador, englobando a rastreabilidade, a inocuidade e a segurança do produto.


Existem dois tipos de certificados sanitários, sendo um deles o CSN, que possui a função de acompanhar os produtos quando estes transitam dentro do território nacional.


O procedimento de certificação é executado pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) com formação em medicina veterinária, atuantes no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) e na Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) ambos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, tendo como objetivo assegurar o cumprimento e a manutenção dos requisitos de saúde animal e de saúde pública, para evitar a disseminação, o surgimento e o ressurgimento de doenças animais, bem como garantir que o alimento de origem animal seja seguro para o consumo da população brasileira e mundial.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Coleções de abelhas, insetos e animais peçonhentos ganham atenção de crianças e adultos na Via Rural

Agro
Imagem de destaque

Comissão de Agricultura aprova isenção de Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR)

Agro

Produção de grãos é estimada em 330,3 milhões de toneladas na safra 2024/25

Agro

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Idosa atropelada na zona norte morre dois dias após o acidente; polícia investiga

Cidade
Londrina e região

Adolescente vítima de acidente sem capacete está intubada em estado grave em Londrina

Cidade
Londrina e região

"Deus vai cumprir a justiça", diz mãe de jovem que morreu em acidente na Avenida Tiradentes

Cidade
Londrina e região

Trabalhador fica em estado grave ao cair de aproximadamente sete metros de altura

Cidade
Londrina e região

Adolescente sem capacete sofre acidente com moto e é socorrida em estado grave

Podcasts

DIREITO

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 8 | Questões jurídicas do agro

PSICOLOGIA

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 7 | Comportamento humano

EDUCAÇÃO E EXTENSÃO

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 6 | A assessoria na Via Rural Smart Farm - Jornalismo UEL

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.