Agro

Chuvas e granizo prejudicam pomares de citros em São Paulo e Triângulo Mineiro

28 nov 2025 às 11:20

As chuvas registradas na segunda quinzena de novembro voltaram a elevar a umidade em importantes regiões produtoras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro. Contudo, pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) destacam que, em muitos municípios, as precipitações vieram acompanhadas de fortes ventos e de granizo.

Impacto das Intempéries

O clima extremo resultou, em alguns casos, em:

  • Enfolhamento das plantas.

  • Derrubada de frutos e de flores.


Esse contexto de prejuízo ocorre em um momento crucial: a colheita da safra 2025/2026 e o desenvolvimento da temporada 2026/2027. Segundo o Cepea, além dos danos diretos, essas intempéries podem deixar a planta mais vulnerável a doenças.



Os municípios paulistas de Avaré, Pratânia e São Manuel foram atingidos pela queda de granizo e já haviam enfrentado chuvas extremas com ventos fortes poucas semanas antes. O noroeste do estado de São Paulo também registrou clima intenso.


Muitos agentes colaboradores do Cepea indicam que a frequência desses eventos climáticos extremos neste ano é motivo de preocupação.


Cenário Geral


Apesar dos episódios localizados de destruição, os pesquisadores do Cepea indicam que, de um modo geral, o acumulado de chuvas ainda é considerado bom, e as temperaturas mais amenas desde o inverno vêm colaborando para o desenvolvimento da florada. Esse cenário geral tem ajudado para a expectativa de uma safra mais produtiva.


A qualidade geral das frutas da safra 2025/2026 segue satisfatória na maioria das regiões.