Foi dada a largada para a colheita da soja da safra 2024/2025 em todo o Paraná. Com boas expectativas para as lavouras mais precoces, produtores ainda enfrentam desafios com as lavouras mais tardias, que podem ser afetadas pela falta de chuva.
Até o momento, cerca de 12% das lavouras de soja paranaenses já estão prontas para ser colhidas, segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento. Essa primeira leva de soja apresenta boas condições, com 90% das lavouras em bom estado, 9% em condições médias e apenas 1% em situação ruim. A maioria das lavouras (64%) está na fase de frutificação, seguida por 18% em floração e 6% em desenvolvimento vegetativo.
Embora as condições gerais sejam favoráveis, a falta de chuvas após o dia 25 de dezembro tem gerado preocupação, especialmente entre os produtores que enfrentam altas temperaturas e a escassez de água, afetando as lavouras em fase de enchimento de grãos. No geral, a expectativa para a safra de soja é de que a produção atinja 22,2 milhões de toneladas.