Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Londrina e região

Dependência do transporte rodoviário para logística de grãos ainda é significativa

Um estudo recente realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, aponta mudanças significativas no cenário logístico
20 out 2024 às 16:36
Por: Agro+

A dependência do transporte rodoviário para a logística de grãos no Brasil está em processo de diminuição, embora ainda represente mais de 65% do escoamento total. Um estudo recente realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, aponta mudanças significativas no cenário logístico entre 2010 e 2023.

 

De acordo com a pesquisa, a distância média de transporte para grãos no Brasil é de 865 quilômetros, uma medida considerada elevada. O transporte rodoviário, por ser menos eficiente em termos energéticos, apresenta custos altos, o que impacta negativamente a competitividade do setor. A pesquisa revelou que o transporte de soja por rodovias caiu de 75% para 69%, enquanto a dependência do milho diminuiu de 84% para 76%.

 

A transição para outros meios de transporte tem ocorrido de forma gradual. As ferrovias, por exemplo, aumentaram sua participação no escoamento da soja para 22% e do milho para 17%. As hidrovias, por sua vez, registraram percentuais de 9% para a soja e 8% para o milho.

Outras notícias

Mercado pecuário inicia dezembro aquecido com foco no consumo de fim de ano

Ovelha dá à luz a trigêmeos em 30 minutos no interior de São Paulo

Produção de frango, ovos e carne suína aumentam no Brasil em 2026

 

No que diz respeito aos portos brasileiros, a pesquisa destaca uma significativa dependência do transporte rodoviário, especialmente em estados como Rio Grande do Sul e Maranhão. No Rio Grande do Sul, a participação dos caminhões no escoamento subiu de 57% para 90%, enquanto em São Luís, Maranhão, a dependência aumentou de 10% para 48%. Em contrapartida, o Porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil, registrou a menor dependência rodoviária em 2023, com 33% dos embarques movimentados por caminhões e 67% por ferrovias.

 

Embora o transporte rodoviário continue a ser predominante, a pesquisa aponta uma redução no volume de cargas movimentadas por esse meio. A dependência das rodovias gera custos logísticos elevados, que impactam entre 15% e 40% no preço final dos produtos entregues nos portos.

 

Em contrapartida, o transporte ferroviário tem apresentado um crescimento considerável, com um aumento de 64% no volume de carga transportada. Dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários indicam que, em 2023, o transporte ferroviário continua a ganhar força, contribuindo para uma logística mais eficiente e menos dependente do modo rodoviário.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço do arroz em casca no RS cai ao menor nível em mais de quatro anos

Agro
Imagem de destaque

Preço do algodão em pluma cai pelo sexto mês consecutivo e atinge mínima desde 2009

Agro

Preços do café arábica e robusta fecham novembro com oscilação

Agro

Plantio de soja avança 86% no Brasil; Mato Grosso finaliza semeadura

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.