O Banco do Nordeste (BNB) está oferecendo descontos de até 80% para liquidação e até 65% para renegociação das dívidas rurais em situação de inadimplência. A medida abrange mais de 360 mil agricultores familiares. O benefício integra o Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, o Desenrola Rural, que já está valendo no Brasil. O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e somente na região nordeste, deve beneficiar 360 mil agricultores.
No Banco do Nordeste, podem aderir ao programa os clientes que contrataram operações através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), no período entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022, e estejam com parcelas em situação de prejuízo.
"O Desenrola Rural oferece uma oportunidade muito especial para os produtores rurais regularizarem sua situação. É um passo fundamental para apoiar os agricultores, oferecendo condições adequadas de recuperação e a possibilidade de retomada de suas atividades produtivas”, disse o presidente do BNB, Paulo Câmara."