Agro

Desenvolvimento de uma nova tecnologia na soja amplia expansão

15 mar 2023 às 17:15
O Brasil é o país com maior potêncial de expansão na agricultura do globo. Devemos tornar nos próximos 5 anos o maior exportador de grãos do planeta, superando os Estados Unidos.


O gerenciamento eficiente do agronegócio da soja, por meio da adoção de tecnologias que visam reduzir riscos e custos e aumentar a produtividade de forma sustentável, com preservação do meio ambiente, tem importância fundamental, pois possibilita que a oleaginosa participe eficientemente de mercados cada vez mais globalizados e competitivos.


Vale ressaltar a importância do desenvolvimento da soja transgênica resistente ao herbicida glifosato, tecnologia adotada por mais de 90% dos sojicultores brasileiros, dada a facilidade no controle de plantas daninhas. 


Saliente-se, ainda, o grande avanço proporcionado pelo desenvolvimento de cultivares com tipo de crescimento indeterminado, que permitiram a antecipação da época de semeadura, menores problemas com acamamento e, em alguns casos, maior eficiência na aplicação de agrotóxicos na lavoura, em razão da arquitetura piramidal das plantas. 


Outro avanço importante foi o desenvolvimento de tecnologias que permitiram o cultivo da soja na Região, cujas terras eram desvalorizadas até os anos 80, em razão da elevada acidez e baixa fertilidade do solo.


Nesse bioma, a técnica da calagem, realizada com base em critérios técnicos definidos pela pesquisa, foi um divisor de águas, permitindo a rápida expansão da soja e outras culturas, como o milho e o algodão.


Essa nova técnologia promete revolucionar a vida do produtor rural.