Agro

Empresa lança robô de limpeza para piso de galpões de vacas leiteiras na Expointer (RS)

23 ago 2024 às 19:49

Os robôs automáticos de limpeza já dominaram os lares brasileiros: basta um clique e o aparelho sai limpando a casa, aspirando e passando pano. Agora, a comodidade chega para os galpões de vacas leiteiras. A empresa Lely apresentará na Expointer, em Esteio (RS) um robô programado para limpar os barracões que abrigam vacas em fazendas leiteiras.


O robô chama-se Discovery Collector C2 e coleta o esterco do chão ao invés de empurra-lo como ocorre com as tecnologias usadas atualmente. Segundo o fabricante, por isso ele possui mais capacidade de condução, permitindo com que os dejetos sejam recolhidos com maior frequência e, consequentemente, garantindo um ambiente e cascos mais limpos, que é uma necessidade especial para animais que estão confinados.


“O robô realiza uma pulverização de água frontal e traseira. A primeira é utilizada para deixar o estrume menos sólido e facilitar sua absorção. Já a segunda é realizada para limpeza e maior aderência do piso. À medida que o tanque de estrume fica cheio, o volume dos sacos de água diminui, liberando mais espaço. Os pulverizadores podem ser ligados e desligados dependendo da densidade do estrume e do nível de limpeza desejado”, explica o diretor da Lely Center Ouro Branco, Paulo Machado. 


Para facilitar o dia a dia, se adequando às necessidades da fazenda e dos animais, os roteiros do programa de limpeza do robô podem ser ajustados por meio de aplicativo.  


Saúde dos cascos 


Os cascos dos bovinos podem ocasionar interferências relevantes na pecuária leiteira, pois, quando acometidos por doenças como dermatite digital e laminite, por exemplo, podem causar prejuízos para a produção e gastos com o tratamento. Além disso, são uma das possíveis causas de descarte precoce de animais. 


“A falta de higiene adequada nas instalações está entre um dos principais fatores que ocasionam doenças nos cascos. Neste sentido, o Collector atua não somente na limpeza do local, mas também na saúde e bem-estar dos animais”, diz Machado. 


Sem obstáculos 


Com início automático por meio de uma rota pré-programada e um carregamento sem fio, o Discovery Collector C2 navega de forma independente usando sensores integrados, não sendo necessários cabos, polias de canto ou passagens elevadas - o que ocorre, por exemplo, com um raspador de estrume. “Menos obstáculos aumentam o conforto e segurança dos animais. Além disso, o produtor não tem a preocupação de realizar grandes instalações, somente dedicar um espaço para a estação de carregamento do robô”, comenta.