Todos os locais
Todos os locais
Agro

Empresa vai criar porcos transgênicos para usar órgãos em transplantes

13 nov 2023 às 15:42
Por:
- Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Criar porcos transgênicos para aumentar a disponibilidade de órgãos para transplantes em humanos. Esse é o objetivo de uma empresa paulista e do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que assinaram um acordo para pesquisa, desenvolvimento e inovação para a produção de suínos com esta finalidade. Através da parceria, o IZ, do governo, vai ceder o laboratório para pesquisas da Xenobrasil.


O xenotransplante clínico é um termo técnico que define o transplante de órgãos entre espécies diferentes e os suínos têm sido utilizados para várias cirurgias do tipo, graças à baixa rejeição que causam, por possuírem fisiologia semelhante à dos humanos. Estudos conseguiram modificar seu genoma (sequência dos genes de um ser vivo), aumentando as possibilidades de uso de órgãos e tecidos destes animais como doadores para seres humanos, contribuindo assim com a manutenção da vida.


Silvano Raia, médico pioneiro no transplante de fígado na América Latina, explica que o organismo dos suínos é o que mais se assemelha ao do humano. “A viabilização para transplantar coração, rim, córnea e pele é uma realidade, e os estudos tendem a incluir pulmão e fígado”, diz.


Para o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Carlos Nabil Ghobril, esse é um marco para o IZ. “Para nós, a utilização de um laboratório com uma nova linha de pesquisa atende ao nosso escopo, conjuntamente com outra vertente que vai abrir muitas possibilidades para a APTA”, relata.


O diretor-geral do IZ, Enilson Ribeiro, conta que os estudos que realizam com animais não eram para xenotransplantes e, agora, essa oportunidade colocará o Instituto em outro patamar. “Pela inovação da pesquisa a ser conduzida nessa área, tomaremos um caminho diferente, com a contribuição dos nossos pesquisadores e técnicos que vão somar conhecimento à medicina”, enfatiza. 

Outras notícias

Safra 2024/2025: plantio de soja chega a 74% e do milho a 97% no Paraná

Danone desmente produtores de soja e afirma que continua comprando soja brasileira

Preço do Etanol Hidratado encerra outubro em alta


Para a pesquisadora científica, Diretora do Núcleo Regional de Pesquisa de Tanquinho, de Piracicaba, Simone Raymundo de Oliveira, esse é o novo rumo a seguir. “É uma mudança total dentro da APTA, na zootecnia, porque não temos, até o momento, nenhum tipo de trabalho que envolva nossa atuação na produção de animais que vão servir para doação de órgãos, com a integração de diversos setores, com vários profissionais e suas expertises na geração de conhecimento numa área diferenciada da zootecnia. Eu chamo este projeto de produção de vida para vidas”, comemora.


A previsão é de que os animais cheguem ao IZ em fevereiro de 2024, quando as instalações estiverem com as obras concluídas.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Cresce vantagem do preço doméstico sobre exportação do açúcar

Agro
Imagem de destaque

Clima prejudica lavouras de trigo no Sul; preços sobem com força em SP

Agro

Industrialização e tecnologia no campo impulsionam a cadeia do leite no Paraná

Agro

Indicadores da soja são os maiores deste ano

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.