Todos os locais
Todos os locais
Agro

Entenda como um pequeno inseto está deixando a laranja mais cara

09 jul 2024 às 17:27
Por: Band
- Foto: CEPEA

O mês de julho começou com altas no preço da laranja. A fruta, tão popular no Brasil, está 23% mais cara neste mês, para os consumidores finais que gostam de consumir laranja in natura. Geralmente, neste período do ano, o preço sobe, devido ao inverno e dias mais frios, mas nesse ano, o que tem pressionado muito os preços da laranja, na verdade, é a baixa produção em todo o país, provocada por uma doença, o Greening. Entenda por que a laranja está ficando cara no Brasil.


O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Esalq/Usp, apontou que os preços das laranjas estão mais altos no Brasil porque as cotações da fruta estão altas. Isso está acontecendo porque a produção de laranjas na atual safra está menor.


Entre os dias 1 e 5 de julho, a cotação média da laranja pera, variedade que é consumida in natura, foi de R$ 89,6 (caixa de 40,8 quilos, que é a medida oficial para a laranja). Esse preço, segundo o Cepea, mostra um aumento de 2,67% em relação ao mês de junho. 


Todas as variedades de laranja, as destinadas à produção de suco industrial ou as para o consumo de mesa, estão com preços mais altos nesta safra.


Mas afinal, o que está causando a menor produção de laranja no Brasil?

Outras notícias

Chuvas devem trazer alívio a citricultores no Brasil

Preços do frango iniciam outubro com movimentos distintos

Cultivo de lavandas movimenta a economia do Paraná


Uma doença chamada Greening e é considerada uma verdadeira praga está causando a diminuição da produção de laranjas no Brasil, principalmente na região do Cinturão Citrícola, que é a que mais produz laranjas no Brasil, tanto as de variedades de mesa como para a indústria de sucos. Essa região compreende o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro (mas a doença também está presente em outros estados produtores de laranja, como o Paraná) e estima-se que 56% dos pomares (ou em torno de 77 milhões de pés de laranja) estejam contaminados. 


O Greening é uma doença fatal para as árvores de citrus, atinge todas os tipos de citrus, incluindo limões, e não há cura para as plantas contaminadas, que devem ser eliminadas quando doentes. A doença é transmitida por uma bactéria, através da ação do inseto psilídeo Diaphorina citri. 


O inseto “pica” a árvore contaminada para extrair a sua seiva e passa a transmitir a bactéria para as demais plantas. A única forma de combater o Greening é a prevenção, mas nos últimos anos a doença se alastrou pelos pomares, fazendo a produção da fruta cair.


De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), após a contaminação, a árvore começa a produzir cada vez menos até parar completamente de dar frutos. Para evitar a contaminação das demais plantas, é necessário exintiguir a planta. Somente nesta semana, a Secretaria de Agricultura de São Paulo, retirou 25 mil árvores na região de Tupã (SP).


O greening é tão fatal para a produção de laranjas que, no passado, o estado americano da Flórida, era o principal concorrente do Brasil no setor de laranjas. A doença, porém, atacou os pomares norte-americanos fazendo a produção de laranjas despencar para mais da metade. Estima-se que os prejuízos dos citricultores seja de US$ 1 bilhão por ano. 

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Agro Valley divulga estudo sobre o agronegócio na região de Londrina

Tarobá Rural
Imagem de destaque

Rota das lavandas: circuito turístico já recebeu mais de 150 mil pessoas

Tarobá Rural

Londrina vai sediar congresso mundial da raça Brangus em 2026

Tarobá Rural

União europeia adia aplicação da lei antidesmatamento para 2025

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem armado e em surto invade prefeitura e é contido pela Guarda Patrimonial

Cidade
Londrina e região

Menina de 10 anos é estuprada e esfaqueada por padrasto e relata momentos de horror

Cidade
Londrina e região

Caminhoneiro perde o controle de carreta e morre em acidente na PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Casal morre após carro bater em árvore na BR-369, em Cornélio Procópio

Cidade
Londrina e região

Vizinhos ficam chocados com caso de padrasto que abusou e esfaqueou enteada de 10 anos

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.