O USDA, Departamento de Agricultura dos EUA, anunciou que analisa a possibilidade de implantar um programa de vacinação para aves contra a gripe aviária no país. Nos últimos três anos, 175 milhões de aves como frangos e perus foram abatidos como medidas de contenção do surto da doença no país.
A crise provocada no setor avícola norte-americano gerou uma crise no setor de ovos, no começo deste ano. A dúzia, nos supermercados chegou a custar US$ 16 e a venda passou a ser racionada nas redes varejistas e até em restaurantes. Neste mesmo período, os EUA passaram a importar ovos, principalmente do Brasil.
De acordo com a nota do USDA, o país deve investir cerca de US$ 100 milhões em pesquisas sobre vacinas e outras terapias para combater a gripe aviária. O órgão ainda afirmou que está trabalhando com autoridades federais, estaduais e representantes da agroindústria, já que uma vacinação poderá ter impacto nas vendas de aves. O National Chicken Council, que representa as empresas de carne de frango, afirmou que não se opõe a que o USDA avance com uma vacina se os produtores conseguirem manter as exportações.