Todos os locais
Todos os locais
Agro

Estimativa para safra de grãos deve chegar a 300,7 mi de toneladas

12 mar 2024 às 15:35
Por: BAND
- Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve somar 300,7 milhões de toneladas em 2024, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Resultado é de 4,7% ou 14,7 milhões de toneladas menor do que a safra de 2023 - de 315,4 milhões de toneladas. Em comparação com janeiro, a estimativa teve queda de 0,9% com decréscimo de 2,7 milhões de toneladas.


A previsão da área a ser colhida é de 78 milhões de hectares, tendo crescimento de 0,2% (160,5 mil hectares a mais) em relação à área do cultivo de 2023. Em comparação a fevereiro, a área apresentou uma expansão de 383,1 mil hectares (0,5%).


“Neste início de 2024, seguimos observando os efeitos dos eventos climáticos que aconteceram no ano passado, como o excesso de chuvas na região Sul e a falta delas no Centro-Oeste e no Norte. Além disso, como o volume de produção da soja é muito expressivo no país, a redução de 0,8% na variação mensal teve grande impacto no resultado geral, assim como as quedas nas estimativas de produção de trigo e milho”, destaca o gerente do LSPA, Carlos Barradas.


A produção de trigo, milho e soja foram os principais destaques negativos de fevereiro deste ano. O milho, a soja e o arroz representam 92,0% da estimativa da produção e são responsáveis por 86,9% da área colhida.

Outras notícias

Carcaça casada do boi atinge maior preço da série histórica em MT

Penitenciária Agrícola de Chapecó dá exemplo na produção de alimentos

Acordos entre Brasil e China podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial

Frente a 2023, houve crescimento na produção estimada do algodão herbáceo em caroço (5,6%), do arroz (1,3%), do feijão (8,1%) e do trigo (24,2%). No entanto, a soja (-1,8%), sorgo (-14,0%) e milho (-10,8%, sendo -9,6% no milho de 1ª safra e -11,2% no milho de 2ª safra) recuaram.


Ainda em relação a 2023, no que se refere à área a ser colhida, ocorreu o aumento do cultivo de 8,6% na do algodão herbáceo (em caroço), de 4,4% na do arroz em casca, de 5,5% na do feijão, de 0,3% na do trigo e de 2,1% na da soja. As áreas de milho (-4,7%, sendo -7,7% no milho 1ª safra e -3,8% no milho 2ª safra) e de sorgo (-5,5%) apresentaram quedas.


Segundo Carlos Barradas, a redução na produção se dá devido aos problemas climáticos que o Brasil vem enfrentando.  


A estimativa da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas de fevereiro mostrou variação anual positiva para as regiões Sul (10,3%) e Norte (2,1%). Já no Centro-Oeste (-12,1%), no Sudeste (-8,7%) e no Nordeste (-4,3%) o índice foi negativo. Quanto à variação mensal, apresentaram aumentos o Norte (1,7%) e o Nordeste (1,6%). Sudeste (-3,2%), Sul (-2,0%) e Centro-Oeste (-0,5%) tiveram reduções.


“Vale destacar também a produção de feijão e de arroz. Ambas estão atendendo à demanda do mercado interno, não havendo necessidade de importação dos produtos, o que consequentemente ajuda no combate à inflação no país”, acrescenta Carlos. Pensando nas três safras, a previsão da produção do feijão deve atingir 3,2 milhões de toneladas neste ano, com altas de 3,4% em relação a janeiro e de 8,1% em comparação a 2023.


O estado do Mato Grosso lidera a produção nacional de grãos, com participação de 27,9%, seguido por Paraná (13,5%), Rio Grande do Sul (13,4%), Goiás (10,1%), Mato Grosso do Sul (8,9%) e Minas Gerais (5,7%), que, juntos, atingem 79,5% do total. Com relação às participações das regiões brasileiras, tem-se a seguinte distribuição: Centro-Oeste (47,1%), Sul (29,3%), Sudeste (9,3%), Nordeste (8,6%) e Norte (5,7%).

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo

Agro
Imagem de destaque

Ministro Fávaro reforça atuação dos adidos agrícolas na abertura de novos mercados globais

Agro

Tecnologia agrícola cresce com riscos climáticos

Agro

Brasil deve bater recorde de exportações de algodão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho protestam contra o fim da graduação

Cidade
Cascavel e região

"Tá todo mundo sem chão", diz sobrinha de vítima de acidente na Região do Lago

Cidade
Londrina e região

PCPR divulga a identificação de dois foragidos da Operação Escudo, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa fica ferida após ser atacada por dois pitbulls no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Ex-policial se envolve em briga com outro cliente em bar na zona sul de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.