Os preços dos etanóis atingiram o maior patamar nominal da safra 2025/26 na última semana, impulsionados pela oferta restrita no mercado spot paulista. Os dados são de levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Entre 8 e 12 de dezembro, o Indicador do etanol hidratado CEPEA/ESALQ para São Paulo fechou em R$ 2,9092/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), uma alta de 0,83% em relação ao período anterior. Este é o nono aumento semanal consecutivo.
Já o Indicador do etanol anidro CEPEA/ESALQ subiu 0,39%, chegando a R$ 3,3256/litro (valor líquido de impostos, sem PIS/Cofins), marcando o oitavo avanço semanal seguido.
Fatores do Aumento
De acordo com o Centro de Pesquisas, a escalada nos preços é resultado da postura dos vendedores, que demonstram baixo interesse em realizar novos negócios e não têm pressa em liquidar seus estoques, que continuam pequenos.
Além da retenção da oferta, as chuvas em boas proporções registradas em regiões de São Paulo na semana passada levaram outras usinas a encerrarem antecipadamente a moagem da safra 2025/26.
Do lado da demanda, pesquisadores explicam que muitos compradores indicam já possuir bons volumes para as próximas semanas. Por isso, o interesse de compra seguiu pontual, com distribuidoras focadas em fechar o ano com estoques mais enxutos.