Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Fertilização in vitro impulsiona produção leiteira e sustentabilidade no Sul de Minas

A iniciativa é resultado da parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o Sebrae Minas e prefeituras locais.
21 jun 2025 às 10:51
Por: Agro +
MSD

Produtores de leite de quatro municípios do Sul de Minas — Santa Rita de Caldas, Caldas, Ipuiúna e Senador José Bento — estão colhendo os frutos de um investimento estratégico em melhoramento genético. Por meio da técnica de fertilização in vitro (FIV), pequenos pecuaristas estão ampliando a produtividade dos rebanhos e promovendo uma pecuária mais sustentável e competitiva.


A iniciativa é resultado da parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o Sebrae Minas e prefeituras locais. Desde 2020, o projeto faz parte do programa Sebraetec FIV, que oferece subsídios de 70% no custo da transferência de embriões. Os 30% restantes são pagos pelo produtor.


“O Sul de Minas tem muitos pequenos criadores que precisam melhorar sua produção, mas a FIV sempre foi uma tecnologia de alto custo. Com essa parceria, conseguimos tornar o acesso viável e promover resultados concretos”, explica Rodrigo Beck Júnior, coordenador técnico regional da Emater-MG.


A instituição é responsável por mobilizar os produtores, orientar a documentação e prestar assistência técnica desde a gestação até o nascimento dos bezerros.


Mais de 30 produtores já aderiram ao programa, entre eles Eliton Ferreira Silva, que sonhava em ter um rebanho de girolando.

Outras notícias

Cachaça custa R$ 15 mil e tem diamante no rótulo

Tarifaço pode provocar desemprego em frigoríficos brasileiros

Entenda o plano do governo contra o tarifaço com R$ 30 bi em crédito para setores afetados


“Sempre quis, mas não tinha condições financeiras. Com o programa, consegui realizar esse sonho. A produção aumentou muito, os animais são mais resistentes e férteis”, comemora. Hoje, seu rebanho ultrapassa 100 cabeças, sendo 57 nascidas por fertilização in vitro.


Menos animais, mais leite e menor impacto ambiental


A FIV consiste na coleta de óvulos de vacas de alto potencial genético, que são fecundados em laboratório com sêmen de touros selecionados. Os embriões são, então, transferidos para receptoras, que levam a gestação adiante. Segundo Beck, os benefícios vão além do aumento de produtividade.


“Com genética superior, é possível produzir mais leite com menos animais, o que reduz as emissões de gases de efeito estufa, a necessidade de áreas para pastagem, a produção de dejetos e o consumo de água”, destaca.


Ivan Figueiredo, analista técnico do Sebrae Minas, avalia que o programa tem potencial transformador.


“A expectativa é ampliar a iniciativa nos municípios já atendidos e levar a FIV para novas localidades, como Jacutinga, São Pedro da União e Guaranésia. Estamos construindo uma pecuária mais eficiente, rentável e alinhada às demandas ambientais e de mercado.”


Criado em 2019, o Sebraetec FIV atende tanto produtores de leite quanto de gado de corte. Para participar, o interessado deve procurar o escritório da Emater-MG, apresentar documentos pessoais, inscrição de produtor rural, e possuir pelo menos 10 animais aptos para o protocolo reprodutivo.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Colheita do café se aproxima do fim com rendimento abaixo das expectativas

Agro
Imagem de destaque

Preços do arroz acompanham oferta e demanda locais

Agro

Comercialização do algodão avança no spot

Agro

Preço do café cai pela primeira vez depois de 18 meses, diz IBGE

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Crianças encontradas na BR-369 fugiram de casa para conhecer influenciador, diz PRE

Cidade
Londrina e região

Crianças que fugiram para conhecer influenciador tinham como destino Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Bispo flagrado andando de calcinha e peruca diz que estava fazendo investigação pessoal

Cidade
Londrina e região

Onda de frio registrada no Paraná é uma das mais intensas dos últimos anos

Cidade
Londrina e região

Mulher atropelada ao socorrer vítimas na BR-369 precisa de ajuda durante recuperação

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 25 | Inovação, Saúde e Humanização | Mico Muniz

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Podcast Pod Tah | EP 23 | Paternidade, Adoção e Recomeço | Pablo Fares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.