Todos os locais
Todos os locais
Agro

Governo Federal cria grupo de trabalho para fortalecer o setor leiteiro

19 nov 2023 às 18:37
Por: Gov.br

O Governo Federal publicou, na última sexta-feira (10), o Decreto 11.771, de 9 de novembro de 2023, que institui Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de apresentar propostas para fortalecer a Cadeia Nacional do Leite. 


O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, já havia destacado a importância da criação desse GT: “Um decreto criará um grupo de trabalho para melhorar a competitividade da cadeia leiteira nacional. O tema do leite é estruturante para a agricultura familiar e por essa razão temos que proteger o setor.”  


O GT vai realizar diagnóstico da cadeia produtiva do leite no País. Também vai propor medidas de caráter estrutural para o fortalecimento do setor com o objetivo de promover a estruturação produtiva, o acesso à tecnologia e à mecanização e o melhoramento genético da pecuária de leite; aumentar a produtividade e a competitividade da cadeia do leite, reduzir custos de produção, fortalecer instrumentos de apoio à comercialização; promover o cooperativismo e a agroindustrialização da cadeia do leite pela agricultura familiar; promover a simplificação para a inclusão sanitária e a ampliação do acesso a mercados da agroindústria familiar e promover a sustentabilidade financeira da produção leiteira pelo agricultor familiar e, por fim, estimular o acesso e o consumo de leite e derivados pela população brasileira. 


Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Grupo de Trabalho é composto pela Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde e a Companhia Nacional de Abastecimento. 


O Grupo vai se reunir mensalmente ou em caráter extraordinário, sempre que convocado. Especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, e da sociedade civil poderão ser convidados para participar de reuniões ou para subsidiar tecnicamente as atividades do GT, sem direito a voto.  

Outras notícias

Abertura de mercado na Bósnia e Herzegovina autoriza exportação de carne de aves

Fávaro reforça o comprometimento dos produtores brasileiros com sustentabilidade

Paraná registra aumento de 39% nos focos de raiva bovina em 2024


 CONJUNTO DE AÇÕES 


 O GTI faz parte de um conjunto de ações adotadas pelo Governo Federal, desde junho deste ano para apoiar e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Brasil. O objetivo é fomentar a produção de leite e desenvolver a cadeia produtiva nacional, gerando também mais renda para o produtor. 


Nesse sentido, no dia 18 de outubro de 2023 foi publicado o Decreto 11.732/2023, que modifica o Decreto nº 8.533/2015 para estimular a produção nacional de leite. A medida altera a aplicação dos créditos presumidos de PIS/Pasep e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) no âmbito do Programa Mais Leite Saudável. 


As empresas de laticínios ou cooperativas que comprarem leite in natura poderão ser beneficiadas com até 50% de créditos presumidos. Para isso, é preciso estarem cadastradas no Programa Mais Leite Saudável. Aquelas que não forem cadastradas podem ter direito a 20% do benefício fiscal. 


Ressaltam-se também as medidas tomadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), a intensificação da fiscalização as importações de leite, além dos R$ 100 milhões destinados para a compra de leite em pó por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que será distribuído às redes de assistência social. 

 

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Demanda aumenta e preço do milho em MT alcança R$ 57,17/sc, segundo Imea

Agro
Imagem de destaque

“Descubra como a carne é boa para você e para o planeta” é tema do Rural Conecta nesta quinta

Agro

Mercado de trigo no Sul do Brasil enfrenta baixa liquidez

Agro

Alta rejeição ao seguro rural preocupa

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho protestam contra o fim da graduação

Cidade
Cascavel e região

"Tá todo mundo sem chão", diz sobrinha de vítima de acidente na Região do Lago

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto com facada perto de veículo no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

PCPR divulga a identificação de dois foragidos da Operação Escudo, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa fica ferida após ser atacada por dois pitbulls no Centro de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.