Todos os locais
Todos os locais
Agro
Brasil

Governo Federal lança Programa Arroz da Gente para fortalecer produção familiar de arroz

A nova política pública prevê assessoramento técnico aos produtores, aquisição de colheitadeiras de pequeno porte e incentivos estruturantes
06 jun 2025 às 21:58
Por: Agro+
Foto: Agro+

Com investimento inicial de R$ 17 milhões, o Governo Federal deu início nesta quarta-feira (4) à execução do Programa Arroz da Gente, uma iniciativa voltada à retomada da produção de arroz pela agricultura familiar e comunidades tradicionais. O lançamento oficial ocorreu na sede da Conab, em Brasília, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto.


A nova política pública prevê assessoramento técnico aos produtores, aquisição de colheitadeiras de pequeno porte e incentivos estruturantes como acesso ao crédito, resgate de sementes crioulas, apoio à comercialização e fomento à armazenagem e ao beneficiamento da produção.


Parcerias estratégicas e ações integradas


Durante a cerimônia, foram firmados protocolos de intenções com instituições parceiras para operacionalizar o programa. O Banco do Brasil disponibilizará linhas de crédito do Pronaf; a Embrapa será responsável por ações de pesquisa e capacitação, com foco na utilização de bioinsumos e na ampliação das variedades de arroz incluídas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc); já o IFRN atuará na contratação e formação de técnicos e no desenvolvimento de sistemas para monitoramento e assessoramento técnico.


A programação do evento também marcou a primeira etapa de capacitação dos agentes de campo, que atuarão inicialmente em dez territórios de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Eles receberam tablets com software específico para coleta e análise de dados em tempo real.

Outras notícias

Preços da soja em grão seguem firmes; derivados recuam

Com vendas em queda, estoques da mandioca são os maiores desde out/23

Valores do feijão apresentam movimentos distintos


Produção estratégica e diversidade genética


O ministro Paulo Teixeira destacou o contexto que motivou a criação do programa. “Há um ano, o arroz chegou a custar até R$ 32 o pacote de 5 kg. Então, começamos a trabalhar políticas públicas como o contrato de opção da Conab e a inclusão do Arroz da Gente no Plano Safra. Hoje, temos preços mais baixos, produção em expansão e políticas estruturantes em curso”, afirmou.


Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, o programa representa a reconstrução do papel do Estado na regulação do abastecimento.


“A Conab estava ameaçada de extinção. Mas hoje iniciamos um programa que já nasce grande. Vamos garantir que 100% da produção seja adquirida e destinada a quem mais precisa.”


Segundo o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, a iniciativa valoriza práticas tradicionais e amplia a diversidade da produção nacional. “Estamos promovendo a retomada da produção de arroz em regiões como o Nordeste, onde práticas tradicionais foram sendo abandonadas. A meta é disseminar a produção por todo o Brasil.”


Etapas futuras


Após a capacitação inicial, o cronograma segue com a formação de técnicos que atuarão nas regiões Nordeste (de 9 a 13 de junho) e Norte (de 23 a 27 de junho). As ações são voltadas à elaboração de diagnósticos territoriais e à implementação local do programa.


Instituído no fim de 2024, como parte do Plano Safra da Agricultura Familiar, o Programa Arroz da Gente visa também promover a segurança alimentar e nutricional, resgatar variedades de arroz e estimular o fortalecimento da base produtiva do país.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Soja mantém preços firmes apesar de safra recorde

Agro
Imagem de destaque

27 estações do Simepar atingiram em apenas 15 dias a média de chuvas para junho

Agro

Prêmio Queijos Paraná: dos 65 premiados, 27 são assistidos pelo IDR-Paraná

Agro

Porto de Paranaguá é o que mais movimenta fertilizantes no país

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Morador de rua furta ônibus e dirige pelas ruas de Cascavel embarcando passageiros

Cidade
Londrina e região

Suspeito de furtar viatura morre em confronto em posse de carro da prefeitura de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Testemunha fala sobre acidente na BR-163 em Cascavel e ajuda família a chegar ao aeroporto

Cidade
Cascavel e região

Câmera de segurança mostra momento em que morador de rua furtou ônibus em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Mulher que foi atingida por BMW em Ibiporã morre em hospital de Londrina

Podcasts

Podcast Negocios à Parte | EP 10 | Empreenda com Sucesso | Fabiano Zanzin

Podcast Eleva+ Cast | EP 8 | Eletromobilidade, Inovação e Condomínios | Solel

Podcast Eleva+ Cast | EP 7 | Segurança e estrutura de gás | Gàs Seguro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.