Agro

Governo Federal lança Programa Arroz da Gente para fortalecer produção familiar de arroz

06 jun 2025 às 21:58

Com investimento inicial de R$ 17 milhões, o Governo Federal deu início nesta quarta-feira (4) à execução do Programa Arroz da Gente, uma iniciativa voltada à retomada da produção de arroz pela agricultura familiar e comunidades tradicionais. O lançamento oficial ocorreu na sede da Conab, em Brasília, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto.


A nova política pública prevê assessoramento técnico aos produtores, aquisição de colheitadeiras de pequeno porte e incentivos estruturantes como acesso ao crédito, resgate de sementes crioulas, apoio à comercialização e fomento à armazenagem e ao beneficiamento da produção.


Parcerias estratégicas e ações integradas


Durante a cerimônia, foram firmados protocolos de intenções com instituições parceiras para operacionalizar o programa. O Banco do Brasil disponibilizará linhas de crédito do Pronaf; a Embrapa será responsável por ações de pesquisa e capacitação, com foco na utilização de bioinsumos e na ampliação das variedades de arroz incluídas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc); já o IFRN atuará na contratação e formação de técnicos e no desenvolvimento de sistemas para monitoramento e assessoramento técnico.


A programação do evento também marcou a primeira etapa de capacitação dos agentes de campo, que atuarão inicialmente em dez territórios de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Eles receberam tablets com software específico para coleta e análise de dados em tempo real.


Produção estratégica e diversidade genética


O ministro Paulo Teixeira destacou o contexto que motivou a criação do programa. “Há um ano, o arroz chegou a custar até R$ 32 o pacote de 5 kg. Então, começamos a trabalhar políticas públicas como o contrato de opção da Conab e a inclusão do Arroz da Gente no Plano Safra. Hoje, temos preços mais baixos, produção em expansão e políticas estruturantes em curso”, afirmou.


Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, o programa representa a reconstrução do papel do Estado na regulação do abastecimento.


“A Conab estava ameaçada de extinção. Mas hoje iniciamos um programa que já nasce grande. Vamos garantir que 100% da produção seja adquirida e destinada a quem mais precisa.”


Segundo o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, a iniciativa valoriza práticas tradicionais e amplia a diversidade da produção nacional. “Estamos promovendo a retomada da produção de arroz em regiões como o Nordeste, onde práticas tradicionais foram sendo abandonadas. A meta é disseminar a produção por todo o Brasil.”


Etapas futuras


Após a capacitação inicial, o cronograma segue com a formação de técnicos que atuarão nas regiões Nordeste (de 9 a 13 de junho) e Norte (de 23 a 27 de junho). As ações são voltadas à elaboração de diagnósticos territoriais e à implementação local do programa.


Instituído no fim de 2024, como parte do Plano Safra da Agricultura Familiar, o Programa Arroz da Gente visa também promover a segurança alimentar e nutricional, resgatar variedades de arroz e estimular o fortalecimento da base produtiva do país.