Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Jovens angolanos recebem capacitação sobre cadeia produtiva do cacau

Com uma abordagem integrada e alinhada às exigências da produção sustentável, o curso priorizou temas como inovação, boas práticas agrícolas e sustentabilidade ambiental
17 abr 2025 às 21:28
Por: Agro+
Foto: Mapa

Entre os dias 7 e 17 de abril, cinquenta jovens angolanos participaram, em Ilhéus (BA), do curso técnico “Cadeia Produtiva do Cacau”, promovido pelo Instituto Brasil África (Ibraf) em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e o Instituto Biofábrica da Bahia. A iniciativa integra o programa Youth Technical Training Program (YTTP), que visa capacitar jovens africanos e brasileiros em áreas estratégicas do desenvolvimento sustentável.


Realizada na sede da Ceplac, a formação teve como foco a transferência de conhecimentos técnicos e práticos sobre todas as etapas da cadeia produtiva do cacau, desde o plantio até o processamento industrial. Os participantes tiveram contato com tecnologias aplicadas ao cultivo e à transformação do cacau, além de conhecerem experiências bem-sucedidas que agregam valor ao produto e fortalecem a economia local.


Com uma abordagem integrada e alinhada às exigências da produção sustentável, o curso priorizou temas como inovação, boas práticas agrícolas, sustentabilidade ambiental e agregação de valor aos produtos derivados do cacau. “A proposta é atualizar os jovens angolanos, preparando-os para enfrentar os principais desafios do cultivo do cacaueiro e aproveitar as oportunidades, contribuindo para o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável da cadeia em Angola”, destacou o diretor da Ceplac, Paulo Marrocos.


A formação também buscou fomentar a cooperação técnica entre Brasil e Angola, reforçando o papel do país como referência na produção cacaueira e no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor. Para os jovens angolanos, a capacitação representa não apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma chance de transformação social e econômica em suas comunidades de origem.


O curso “Cadeia Produtiva do Cacau” integra um conjunto de ações que visam consolidar a Bahia como polo formador de conhecimento agroindustrial, ao mesmo tempo em que fortalece os laços de cooperação Sul-Sul, com foco na juventude e na sustentabilidade agrícola.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço da tilápia sobe em novembro, impulsionado pela oferta restrita

Agro
Imagem de destaque

Preço do arroz em casca segue em queda à espera de intervenção governamental

Agro

Preços do trigo apresentam movimentos distintos no país com início da retomada das exportações

Agro

Tuia Holandesa: conheça a planta que decora o Natal no Brasil

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.