Agro

Lula confirma reunião sobre tarifaço dos EUA e brinca sobre ‘química’ com Trump

16 out 2025 às 09:12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro, reunião de negociação com os Estados Unidos nesta quinta-feira (16), com o objetivo de reverter tarifas extras sobre produtos brasileiros. Este será o primeiro encontro de alto nível após conversas de Lula com o ex-presidente Donald Trump em setembro.


A pauta inclui a taxa adicional de 40% aplicada a itens como café, frutas e carnes, em vigor desde 6 de agosto. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, lidera a delegação brasileira em Washington, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que ressaltou que a medida também encarece produtos para os norte-americanos.


O governo brasileiro destaca superávit comercial dos EUA em relação ao Brasil e oportunidades de investimento em setores estratégicos, como energia limpa, terras raras e transformação ecológica. Cerca de 700 produtos foram inicialmente excluídos da lista, incluindo suco de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves civis.