Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Maior queijo frescal do Brasil pesa 3 toneladas e foi produzido em Mato Grosso

Para fazer o queijo, foram utilizados 28 mil ltros de leite coletados em 11 cidades diferentes
09 jun 2025 às 17:05
Por: Band
Eduardo Cardoso

Uma agroindústria de Curvelândia, em Mato Grosso, produziu o maior queijo frescal do Brasil no último fim de semana. A iguaria pesou 3 toneladas e foi preparada com 28 mil litros de leite de 11 municípios. O ‘queijão’ - o maior já produzido no país - foi apresentado na 15ª Festa do Queijo.


A produção foi oficialmente homologada pelo RankBrasil, único sistema nacional de certificação de recordes. “Estive durante toda a produção e pesagem, e certificamos que o Laticínio Rovigo produziu o maior queijo frescal do Brasil”, afirmou Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil.


De acordo com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, o recorde é mais uma demonstração da capacidade transformadora da indústria, especialmente no interior do estado. “A indústria tem um poder incrível de transformação. Prova disso é que, em uma cidade de somente 5 mil habitantes, foi produzido o maior queijo do Brasil. O setor de laticínios é pujante, gera emprego e renda em todas as regiões. Todos estão de parabéns. A Fiemt está presente, apoiando os desafios da indústria de Mato Grosso.”


À frente do processo, o mestre queijeiro, diretor da Fiemt e vice-presidente do Sindilat MT, Antonio Bornelli, destacou a trajetória que levou ao recorde. “Estou muito orgulhoso de ter conseguido produzir esse queijo gigante. Mas ele não é só do meu laticínio, é da cidade de Curvelândia. Começamos com um queijo de 90 quilos e fomos aumentando. Desenvolvemos equipamentos próprios e mobilizamos toda a equipe para esse desafio”, contou.


Segundo Bornelli, o processo envolveu engenharia própria para o desenvolvimento da forma do queijo, cuidados avançados com segurança alimentar, refrigeração e transporte. No domingo (9), mais de 7 mil pedaços do queijo foram distribuídos gratuitamente para a população, com ajuda de funcionários do laticínio além de voluntários. 

Outras notícias

Disponibilidade de carne de frango no mercado interno volta a níveis pré-gripe aviária

Produção nacional de ovos desacelera no 3º trimestre, mas acumula recorde histórico

Produção de laranja decepciona e fica abaixo de 300 milhões de caixas pela segunda safra


Moradora da cidade, Cleonice da Silva participou da distribuição e se emocionou: “Todo ano venho na festa para pegar um pedaço de queijo. Tenho orgulho de morar em Curvelândia, onde tem o maior queijo do Brasil.”


Além de tradição e sabor, a Festa do Queijo evidencia a força da agroindústria na economia regional. “A cadeia do leite é responsável por mais de 30% da nossa economia. Somos cercados por cerca de 650 pequenas propriedades que movimentam a produção. Essa festa reuniu 25 mil pessoas em três dias, quintuplicou a quantidade de habitantes”, afirmou o prefeito Jadilson de Souza.


O produtor rural Jailton de Sá, um dos vários responsáveis pelo fornecimento do leite, também celebrou o resultado. “O queijo gigante começa a ser feito aqui no curral, na mão do produtor. Se a gente não levantar cedo e tirar o leite, não tem queijo. É um orgulho fazer parte de todo esse processo”


Criada em 2002 como protesto contra os baixos preços pagos ao leite, a Festa do Queijo se consolidou como um dos principais eventos do setor lácteo no Centro-Oeste.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Clima e praga desafiadora provocam maior queda na produção de laranja

Agro
Imagem de destaque

Oferta de carne bovina no Brasil atinge o menor nível desde março de 2023

Agro

Exportação de carne suína do Brasil sofre maior queda mensal em quase dez anos

Agro

Chuvas trazem otimismo para a safra de café Arábica e Robusta

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.