Agro

Mercado do boi retoma ânimo em outubro com alta demanda e recorde de exportação

09 out 2025 às 10:21

O mês de outubro trouxe ânimo renovado para os pecuaristas, com o mercado spot (negociações imediatas) registrando aumento na demanda por animais. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), esse movimento interrompeu as quedas de preços da carne observadas anteriormente, permitindo pequenas altas em São Paulo e demais regiões. O tempo seco e a falta de pasto limitam a oferta de animais criados a pasto, enquanto lotes confinados têm parte comprometida com a indústria, mas a parcela negociável cresce gradualmente, favorecendo os produtores.


O mercado atacadista também apresenta sinais positivos. Na Grande São Paulo, o preço da carne com osso registrou leve valorização em todos os cortes nos últimos dias, com vendas normais para o início do mês, segundo o Cepea. O grande destaque do setor foram as exportações. Dados da Secex analisados pelo Cepea mostram que foram embarcadas 348 mil toneladas de carne bovina (in natura e industrializada) em setembro, o maior volume mensal da série histórica da Secretaria, iniciada em 1997.


O desempenho de setembro consolidou um novo recorde anual para o setor. O total exportado de janeiro a setembro alcançou 2,41 milhões de toneladas, crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2024. China e Hong Kong foram responsáveis por 56,7% do total da carne bovina brasileira exportada, reforçando a importância do mercado asiático para a pecuária nacional.