Agro

Ministro Fávaro reforça o comprometimento dos produtores brasileiros com sustentabilidade e boas práticas

28 nov 2024 às 09:12

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta terça-feira (26) da abertura oficial do Forbes Agro100, em São Paulo (SP). O evento reúne anualmente empresas de destaque no agronegócio brasileiro e lideranças do setor para discutir as perspectivas e expectativas para o agro, assim como temas prioritários para o futuro do setor.


Focado na qualidade dos produtos agrícolas brasileiros, o ministro destacou em seu discurso o comprometimento dos produtores com o cumprimento das normas ambientais.


“O Brasil tem responsabilidade com os produtos que produz, e nossos agricultores trabalham com muita dedicação e qualidade. Como resultado, somos líderes mundiais no fornecimento de carne bovina e de diversos outros produtos. Isso é fruto da competência de nossos produtores e da nossa indústria”, ressaltou Fávaro.


O resultado desse empenho dos setores que produzem alimentos no Brasil são as 281 aberturas de mercados agropecuários em 61 destinos desde o início de 2023, os protocolos fitossanitários e sanitários firmados, as exportações recordes e a permanência da posição de maior fornecedor de alimentos do mundo.


O compromisso com a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e a inovação tecnológica estão presentes no Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que, segundo o ministro, aponta o Brasil para o futuro. “Com foco na recuperação de 40 milhões de hectares de pastagens, nosso programa visa dobrar a produção sem precisar derrubar uma árvore sequer no Cerrado ou na floresta”, afirmou Fávaro.


O PNCPD promove práticas que sequestram carbono e reduzem o desmatamento, incentivando produtores que adotam boas práticas ao oferecer condições de crédito acessíveis, como juros baixos. Essa abordagem demonstra o compromisso do governo em unir desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Além de reunir representações, o Forbes Agro100 apresenta o desempenho das empresas do setor no ano anterior. Neste ano, o objetivo foi trazer um olhar diferenciado em relação às 100 maiores empresas presentes no agronegócio brasileiro, focando na crescente presença feminina na liderança dessas companhias.


De acordo com os dados apresentados, as mulheres ocupam hoje 29% dos cargos de liderança, um aumento significativo em relação aos 17% registrados em 2015. Entre as 10 principais empresas da lista Forbes Agro100 2024, todas contam com mulheres em posições de destaque, com expectativa de que essa tendência se intensifique no futuro.