O preço do morango disparou em várias regiões brasileiras nas duas últimas semanas e o motivo é o Morango do Amor, doce que viralizou nas redes sociais e fez a demanda por morango aumentar. Em algumas capitais da região Nordeste, o quilo da fruta está em torno de R$ 40, enquanto em alguns mercados da região Sudeste, a caixa de 1 quilo da fruta sai por R$ 10. Em Campo Grande (MS), o quilo do morango está cotado em R$ 23.
Na Ceasa/MS, só na manhã desta quinta-feira (24), a filial da Casa do Morango vendeu aproximadamente 6 mil caixas da fruta. Conforme Fernando Higa, gerente da filial, o aumento na procura foi de aproximadamente 50%, superando o volume comercializado em datas comemorativas como o Dia das Mães e a Páscoa. Segundo Fernando, a busca por morangos se intensificou nesta semana. “Tanto os supermercados quanto o consumidor final estão vindo procurar aqui. Acredito que seja por causa do morango do amor. Na semana passada já sentimos um aumento, mas não foi tão significativo. A partir desta semana, no entanto, o mercado sentiu bastante a procura — explodiu”, comenta Higa.
São Paulo, Sul e, principalmente, Minas Gerais estão entre os principais estados fornecedores de morangos para as demais regiões do Brasil. Com a demanda em alta, os preços também aumentaram nas regiões produtoras, mas em ritmo menor. Nesta semana, o preço da caixa com quatro bandejas de morango aumentou cerca de 35% em duas das empresas que comercializam a fruta na Ceasa de Campo Grande. “É a famosa lei da procura e da oferta. Houve bastante procura junto ao produtor, e ele acabou aumentando o preço lá na roça. Isso acaba impactando para nós, que vendemos ao comércio”, comenta Higa.
A empresa Girelli Comércio de Frutas e Verduras, também na Ceasa/MS, viu seus estoques de morango zerarem nesta quarta-feira (24), mas novos pedidos já foram feitos. A expectativa é de que, na segunda-feira (28), o fornecimento esteja a pleno vapor.
Os morangos comercializados pela empresa também são produzidos em Minas Gerais e na região Sul do Brasil, conforme explica a vendedora Giselle Tenório. Giselle também atribui ao morango do amor o aumento na demanda pela fruta na empresa. “Quem sofre é a maçã do amor, que é pioneira e agora está em desuso”, brinca.