Os azeites brasileiros estão conquistando fama internacional e uma ótima reputação em relação a qualidade. Nesta semana, a publicação italiana Flos Olei, uma das mais renomadas do setor e que serve de guia para o setor da gastronomia mundial, publicou uma lista de azeites extravirgens mais bem avaliadas do mundo e incluiu nela nove azeites brasileiros.
O guia Flos Olei 2026 serve de referência para chefs, sommeliers e importadores de todo o mundo. A versão impressa da publicação será lançada em dezembro. Na edição anterior do guia, 11 marcas brasileiras foram citadas como os melhores do mundo.
Agora, entre as representantes do Brasil, sete azeites são do Rio Grande do Sul e dois são de Minas Gerais.
Do Rio Grande do Sul, entram para a lista as marcas Fazenda do Azeite Sabiá, Prosperato, Lagar H, Estância das Oliveiras, Capela de Santana, Bem-te-vi e o Al-zait & cia. De Minas Gerais, são os azeites Verolí e o Borrielo.
Para eleger os melhores azeites do mundo, um júri composto por especialistas avaliam os produtos com notas de 0 a 100. Os azeites que recebem notas acima de 80 entram para a seleta lista. Além do aroma e sabor, os jurados levam em consideração azeites produzidos com olivas de plantações próprias e equipamentos de preparo.