Todos os locais
Todos os locais
Agro
Paraná

Novo mercado: Paraná vai exportar carne suína para o Chile

País sul-americano reconheceu o Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que permite a compra de proteína dos produtores paranaenses
23 abr 2025 às 21:30
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Jonathan Campos/AEN

O Chile passará a importar carne suína do Paraná após reconhecer o Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio deve ser formalizado ainda nesta quarta-feira (23) com a presença da comitiva do presidente chileno Gabriel Boric ao Brasil.


O ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, antecipou a informação nas redes sociais. “Reconhecemos que o Paraná está livre de febre aftosa e, portanto, poderemos receber carnes deste estado muito importante do sul do Brasil” disse.


O ministro também resaltou que a ação faz parte dos esforços para reforçar as relações comerciais entre os dois países fortalecendo o comércio de produtos agropecuários.


O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destacou a importância da decisão. “Esse é um grande momento para o Paraná, um dos maiores produtores de suínos do Brasil. Essa decisão deve gerar mais renda aos nossos produtores, mais empregos, além da valorização e reconhecimento da qualidade e sanidade dos nossos produtos, agregando valor e abrindo espaço para outras relações comerciais” disse.


O Paraná é o segundo maior produtor de suínos do Brasil, com 12,4 milhões de porcos abatidos em 2024, o equivalente a 21,5% de todo o abate nacional.

Outras notícias

Chuvas freiam moagem de cana e reduzem produção de açúcar e etanol no início da safra 2025/2026

Vigiagro apreende bonsais vindos de forma irregular do Japão

Os vira-latas têm saúde de ferro? Conheça algumas ameaças que podem afetar a saúde dos cães SRD


Ainda em 2024, o Paraná liderou o crescimento nacional da produção. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado produziu 281,4 mil cabeças de suínos a mais em 2024 em relação a 2023.


Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, destacou a decisão como “muito importante” e afirmou que ela cumpre uma demanda antiga dos frigoríficos paranaenses. “Este é um pleito muito antigo do Estado e, logo as empresas paranaenses deverão estar exportando carne suína para o Chile” disse.


Em 2024, o Estado foi o terceiro maior exportador de carne suína do Brasil, com 185,5 mil toneladas, atrás de Santa Catarina com 730,7 mil toneladas e Rio Grande do Sul com 289,9 mil toneladas.


POLÍTICAS ESTADUAIS – O bom desempenho da agropecuária paranaense está ligado, entre outros fatores, às políticas públicas de incentivo ao setor desenvolvidas pelo Governo do Estado. Um dos principais marcos deste esforço aconteceu em maio de 2021, quando a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) reconheceu o Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Negociações da soja esfriam no Brasil, apesar de exportações em alta

Agro
Imagem de destaque

Exportações de ovos disparam em 2025 com novos mercados pelo mundo

Agro

Exportações de café caem em abril, mas Brasil segue em ritmo recorde na safra 2024/25

Agro

Baixa oferta da manga impulsiona preço no Vale

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Itália vai conceder cidadania a quem tiver sobrenomes tradicionais; veja a lista

Cidade
Londrina e região

Liminar determina funcionamento de Centros de Educação Infantil Filantrópicos em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado ferido em marginal da BR-277 morre no hospital e é identificado

Cidade
Londrina e região

Apresentador do Tempo Quente revela cirurgia que o incapacitou por duas semanas

Cidade
Cascavel e região

Operação "Juros e Pólvora": Gaeco volta às ruas e mira vereadores e secretário em Quedas do Iguaçu

Podcasts

PodCast Linha de Frente | EP 01 | Ello Programa Assistencial

Podcast Falando de Gestão | EP 10 | Avaliação e Feedback

Podcast Pod Tah | EP 10 | A história de força e renascimento de Rachel Espinosa

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.