Todos os locais
Todos os locais
Agro

Óleo essencial de alecrim-do-mato tem potencial para combater pragas

20 dez 2023 às 16:37
Por: BAND
- CLARICE ROCHA

Uma pesquisa liderada por cientistas da Embrapa Semiárido (PE) mostra que o óleo essencial extraído do alecrim-do-mato, uma espécie nativa da Caatinga, tem alto potencial comercial para produzir defensivos agrícolas biológicos. A pesquisa indica altos níveis de timol e carvacrol, compostos reconhecidos por sua ação antimicrobiana de importância agrícola, nas folhas da planta. 


As análises mostraram que o óleo essencial do alecrim-do-mato tem eficácia no controle de fungos e bactérias que são responsáveis por causar doenças em diversas culturas, explica a pesquisadora Ana Valéria de Souza, que coordena os estudos de domesticação da planta e sua viabilização comercial.

Segundo ela, entre os microrganismos passíveis de serem controlados estão o Colletotrichum gloeosporioides, C. musae, C. fructicola, C. asianum, Alternaria alternata, A. brassicicola, Fusarium solani, F. oxysporum f. sp. Cubense, Lasiodiplodia theobromae, Thielaviopsis paradoxa, entre outros.


Além do seu potencial agrícola, o óleo essencial também indica qu pode ser usado na saúde animal, como no controle de mastite. “Os trabalhos apontam eficácia no tratamento da mastite, uma doença muito relevante para a produção animal e é causada por estafilococos”, explica Souza.


Pomar de manga

Outras notícias

Brasil produzirá 379 milhões de toneladas de alimentos na próxima década

Chuvas garantem abertura de floradas de café; atenções se voltam ao pegamento

Diferença entre preços interno e externo do algodão em pluma aumenta


Na Embrapa, os estudos estão sendo realizados na pós-colheita da manga, fruta de grande importância socioeconômica para o país. De acordo com o cientista Douglas de Britto, o objetivo é explorar as propriedades antifúngicas do óleo essencial de alecrim-do-mato, aplicando-o em um revestimento para manter a qualidade da fruta e prolongar seu tempo de prateleira.


O pesquisador explica, porém, que é necessário o encapsulamento do óleo em nanopartículas devido à sua alta volatilidade, ou seja, a facilidade com que a substância passa do estado líquido para o gasoso. “Temos que usar técnicas de nanoencapsulamento para que ele fique mais preso, mais fixo a esse revestimento e possa realmente ser efetivo para o objetivo que queremos”, relata.


Segundo o pesquisador, já foram feitos testes in vitro para controle de microrganismos e também avaliações in vivo, aplicando o revestimento nas mangas, e realizando o acompanhamento em câmara fria quanto à evolução da fisiologia da planta, velocidade de amadurecimento e incidência de fungos.


O trabalho integra os esforços da Embrapa para identificar ativos que prolonguem a vida útil pós-colheita de frutas, com o uso de revestimentos biodegradáveis que sejam seguros ao ser humano e ao meio ambiente.

“Nós temos vários tipos de compostos químicos que são utilizados para controlar os fungos, mas muitas vezes esses produtos podem levar à resistência microbiana. Quando utilizamos um produto natural, como o óleo essencial do alecrim-do-mato, temos algo mais efetivo, que pode ser ingerido pelos seres humanos de forma segura e que também contribui para a redução do aparecimento de cepas resistentes”, destaca Britto.


Estão sendo aprimoradas formulações e estratégias para potencializar a efetividade desse óleo na fase de pós-colheita. “Os estudos encontram-se na etapa laboratorial e o próximo passo será a avaliação desse revestimento em escala piloto nas instalações de processamento de manga”, declara o cientista ao informar que, além da cultura da manga, os pesquisadores pretendem testar o óleo em outras frutas de interesse comercial, como a uva.


Ele destaca ainda a importância do bioma Caatinga como fonte de novas moléculas de interesse comercial. “A Caatinga tem uma biodiversidade rica e ainda pouco explorada. Esperamos que esse trabalho possa também ampliar a percepção do grande potencial bioeconômico desse bioma”, finaliza.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Safra 2024/2025: plantio de soja chega a 74% e do milho a 97% no Paraná

Agro
Imagem de destaque

Danone desmente produtores de soja e afirma que continua comprando soja brasileira

Agro

Preço do Etanol Hidratado encerra outubro em alta

Agro

Cresce vantagem do preço doméstico sobre exportação do açúcar

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Brasil

Acidente no Centro de Londrina deixa motoristas feridas e carro tombado

Cidade
Londrina e região

UBSs não funcionam nesta sexta-feira com mudança de feriado em Londrina

Paraná
Paraná

Cidades do norte do Paraná registram temporal com granizo nesta terça-feira

Cidade
Londrina e região

Vídeos mostram homem tocando as partes íntimas na região central de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.