Conhecida em muitos pratos, do famoso goulash húngaro ao tradicional frango assado brasileirão, você já se perguntou sobre a origem do tempero chamado páprica? Onde a páprica cresce e se é possível cultivar páprica em casa, em canteiros ou jardins?
A páprica é uma variedade de pimenta suave (Capsicum annuum) que é seca, moída e usada em alimentos como tempero ou guarnição. A maior parte da páprica consumida no Brasil é originária da Espanha e da Hungria. No entanto, a páprica é cultivada em muitos lugares. Os tipos mais comuns de páprica são:
- Páprica doce: suave, quase sem ardência, usada para dar cor e leve sabor adocicado a molhos, sopas e ensopados.
- Páprica picante: feita de pimentões mais fortes, traz ardência equilibrada que combina com carnes, frango e pratos com mais intensidade.
- Páprica defumada: favorita de quem gosta de sabor marcante, tem aroma inconfundível da lenha usada na secagem. Vai bem em legumes assados, aves e até em molhos de churrasco.
Cultivar páprica é relativamente simples, com sementes produzidas por propagação, mas para iniciar o cultivo é preciso adquirir mudas. O transplante das mudas varia conforme a variedade escolhida e o período ideal para iniciar o cultivo desta pimenta é a transição entre o inverno e a primavera.
Veja algumas dicas:
- • Selecione a variedade que melhor se adapta aos seus objetivos e clima da sua região.
- • As sementes de páprica requerem uma temperatura de cerca de 20°C para germinar.
- • O cultivo das mudas leva em torno de 6 a 8 semanas.
- • É possível semear sementes de páprica espalhando-as em uma bandeja de sementes ou em fileiras. Como alternativa, você pode plantá-las individualmente em recipientes como cubos de mudas, copos plásticos ou bandejas plásticas.
- • Regue as sementes e as mudas jovens, forneça ventilação quando necessário, capine-as e fertilize com uma solução nutritiva, encontrada em lojas agropecuárias e casas de jardinagem.
- • Antes de transplantar as mudas para o jardim ou para o vaso, cuide do espaçamento: plante as mudas de pimenta a cerca de 20 cm de distância umas das outras.
- Escolha um local com bastante luz solar direta, pelo menos 4 a 6 horas por dia para o plantio das mudas de páprica
- O solo ideal para esta planta deve ser rico em em nitrogénio, fósforo e potássio, e com boa drenagem para evitar o encharcamento
- Regue sempre a muda, de modo que o solo fique úmido constantemente, mas nunca encharcado
A colheita da páprica
As pimentas devem ser colhidas quando estiverem bem maduras, e isso pode ser percebido pela cor, vermelho intenso. Após a colheita, deixe as pimentas secando - retire as hastes, seque bem as pimentas e, se necessário, pode-se retirar o pedúnculo (parte que une o fruto ao caule).
As pimentas secas devem ser moídas até virarem um pó fino. Se necessário, use uma peneira fina para separar os pedaços maiores que ainda precisam ser moídos. Guarde a páprica em um recipiente seco e escuro para preservar o seu sabor e cor.
A páprica é rica em antioxidantes e em vitaminas e sais minerais. É cientificamente comprovado que pessoas que consomem alimentos ricos em antioxidantes, tais como a páprica, apresentam menor risco de sofrer doenças cardíacas e neurológicas. Uma única colher de sopa do condimento equivale a 19% da necessidade diária de Vitamina a para o corpo. Também, por ser rica em vitamina E, a saúde dos olhos é muito beneficiada pelo consumo desse tempero, além da luteína presente na páprica, que também faz incrivelmente bem aos olhos.
A páprica é um tempero versátil e que pode ser utilizado de maneiras muito diversas.
Também, a especiaria pode ser encontrada na variação doce. Nesse caso, pode ser utilizada em guloseimas e sobremesas.